Os inimigos da liberdade são os inimigos da verdade. Os dois conceitos regem a produção intelectual de Bernardo Guimarães Ribeiro, que lança nesta sexta-feira, 14 de junho, seu mais novo livro, "A sombra da verdade".
O lançamento acontece no Chez Cohen, bar de vinhos na Alameda das Espatódeas, 180, Caminho das Árvores, das 16 às 20 horas.
Obra oportuna para que os amantes da verdade aumentem seu ceticismo e capacidade de análise, "A sombra da verdade" explica, em linguagem didática, conceitos de real, realidade e ciência e avança por elementos de psicologia comportamental para, no final, prevenir sobre os perigos da pós-verdade.
Temas análogos são apresentados "sem tergiversações, sem concessões politicamente corretas" -- na expressão do editor Márcio Scansani, da Editora Armada -- em outros dois livros do mesmo autor: "Nadando contra a corrente" e "Personalidade e Pertencimento".
Procurador do Ministério Público do Trabalho e professor de Direito Administrativo, Bernardo Guimarães Ribeiro é dono de linguagem elegante e com enorme poder de síntese, o que garante uma leitura instigante e precisa. Sobretudo necessária, ou mesmo imprescindível, na contemporaneidade, quando fenômenos como o relativismo ou absolutismo moral e factual tentam ofuscar a verdade.