Bahia / Saúde

Médicos fazem trabalho voluntário na Chapada Diamantina até dia 17

O trabalho humanitário é realizado desde 2021

Atendimento na região de Lençóis e Ibicoara

Ação médica voluntária está sendo realizada na região da Bahia, em torno da Chapada Diamantina, até o dia 17 de junho. Durante o período, um grupo de médicos irá percorrer a região de Lençóis e Ibicoara para atender as comunidades de Santo Antônio, Riachãozinho, São José, quilombolas de Iuna e Remanso, Cefope, entre outros, muitas dessas sem estrutura básica de saneamento e de serviço de saúde pleno.

Desde 2021, o trabalho humanitário do Instituto Dharma leva a povoados isolados, além de cestas básicas e medicamentos, especialidades médicas, que não têm acesso, como ginecologia, oftalmologia, neurologia, dermatologia, entre outros.

“Essas comunidades só recebem cuidados básicos de saúde, por meio de enfermeiros e clínicos gerais que atendem na região. Por isso, temos em nossa ação o projeto de doação de óculos produzidos a partir do receituário de um oftalmologista, exames preventivos e procedimentos para saúde da mulher, como o Papa Nicolau, e aplicação de DIU e outros métodos contraceptivos conscientes e vários atendimentos com equipe de especialistas”, detalha Laís Betty, diretora de operações do Instituto Dharma.  

Iniciativa sustentável

A ação médica deste ano conta com uma iniciativa em prol do meio ambiente em parceria com Ambientalis Engenharia, especializada em soluções para compensação de carbono emitido na atmosfera.

De acordo com Laís, mudas de árvores doadas pela Secretaria do Meio Ambiente de Lençóis serão replantadas em áreas desmatadas onde estão as comunidades atendidas, e para compensar parte do carbono gerado durante o transporte de avião e de veículos usados pela equipe médica. “A área plantada será marcada pelo processo de georreferenciamento e contará com o acompanhamento de voluntários que cuidarão das mudas, para que estas se desenvolvam”, afirma a diretora de operações do Instituto Dharma.