Música

DJs Rodrigo Ferrari e Nuke'M lançam remix de Macunaíma

A canção original foi convertida em um afro-house

Os DJs Rodrigo Ferrari e Nuke’M se juntaram em um remix da canção “Macunaíma”, parceria dos dramaturgos Zé Celso e Fernando de Carvalho e lançada pela artista baiana Daniela Mercury em 2022.

A canção original foi convertida em um afro-house com forte pegada brasileira, incluindo elementos do samba, como pandeiros, tamborins e cuíca.

“A faixa original é bem carnavalesca, e transportá-la ao universo da house music foi um desafio. Poucos elementos da original foram utilizados, somente uns trechos dos metais, e, obviamente, os vocais de Daniela Mercury”, ressalta Ferrari.

Foto: Divulgação

Rodrigo Ferrari e Nuke’M

“A produção da música foi complexa, mas a ideia já estava decidida desde o início, já que estávamos trabalhando com uma música de Daniela Mercury. A idealização dos instrumentos era óbvia: queríamos trazer uma vibe de Carnaval e brasilidade para o afro-house”, complementa Nuke’M.

Macunaíma é o protagonista do livro homônimo lançado por Mário de Andrade em 1928 - considerado sua obra prima. Em 2022, quando a Semana de Arte Moderna (movimento artístico que teve Mário como pivô) completou seu centenário, Daniela Mercury juntou-se aos dramaturgos Zé Celso e Fernando de Carvalho para compor uma música batizada a partir da personagem.

“A inspiração foi o próprio livro de Mário de Andrade, o centenário de 1922, o clima, o aquecimento global e a luta pela manutenção da democracia no Brasil e no mundo”, diz Daniela Mercury.

“A própria letra é uma opereta de Zé Celso com Fernando de Carvalho, que são dois gênios do teatro. Eu que propus ao Zé Celso Martinez fazer essa música - queria falar desse país pelos olhos dele. Ele era um ícone do tropicalismo no teatro, foi considerado o maior gênio do teatro brasileiro. Fez ‘Rei da Vela’, ‘Roda Viva’, as peças mais importantes da luta contra a Ditadura Militar”, complementa a cantora. 

José Celso Martinez Corrêa morreu em julho de 2023, aos 86 anos.