Livros

Terapeuta mostra qual a relação entre fobias e as vidas passadas

O autor atravessa questões do dia a dia a partir de reflexões existenciais

Aquela fobia inexplicável de baratas, as dores físicas sem razão médica, ou as emoções que aparecem de repente e não condizem com o momento – tudo isso pode ser causado por rastros das vidas passadas.

Quem pesquisa sobre a influência dessas memórias e consciências anteriores no cotidiano é Irineu Deliberalli, terapeuta, dirigente de rituais de cura e ministrante de cursos xamânicos, que publica o livro A Matrix Emocional: nossas múltiplas memórias.

Em 27 capítulos curtos, com linguagem acessível inclusive a quem não tem conhecimentos aprofundados sobre o tema, o autor atravessa questões do dia a dia a partir de reflexões existenciais.

Entre relatos que o escritor escutou no consultório e por meio das vivências pessoais, retrata como presente e passado se relacionam para ajudar os seres humanos a acolherem as diversas lembranças da alma e terem uma melhor relação com elas mesmas.

A obra mostra como, muitas vezes, as dores de vivências anteriores permanecem na alma e reverberam de diferentes formas.

Ele cita o caso dos pés frios, que não o permitia dormir até em dias de calor extremo. Somente anos depois descobriu o motivo: 17 vidas atrás, precisou andar descalço na neve da Rússia e, ainda que tentasse esquentar as extremidades após encontrar abrigo em uma cabana, aquilo ficou marcado nele.

Alicerçado em nomes influentes como Sigmund Freud, Carl Jung, Jacob Levy Moreno, Rudolf Steiner e Alice Bayle, o livro une os conhecimentos de Irineu Deliberalli sobre psiquiatria, psicologia exotérica, psicodrama, xamanismo, constelação familiar e reiki.

Estes elementos se conectam para contribuir no principal objetivo da obra: o de auxiliar pessoas a perdoarem e conhecerem as memórias e consciências do passado, no intuito de encontrarem a própria felicidade.