Criminosos estão aproveitando o movimento de solidariedade da população brasileira nas doações às vítimas das chuvas históricas que atingem o Rio Grande do Sul para aplicar golpes.
A principal orientação da Febraban é que, quando for fazer uma transferência com um número de chave Pix, o doador confira com muita atenção todos os dados do pagamento e se o beneficiário é realmente quem irá receber o dinheiro. A mesma orientação é válida para doações feitas por TED e boletos.
Outra situação de golpe ocorre por meio de links falsos e da engenharia social, que usa técnicas para enganar o doador, fazendo com que ele forneça dados confidenciais, além de realizar transações financeiras para o golpista.
“Muitos criminosos estão aproveitando o momento de comoção pública para criar chaves Pix e pedir dinheiro para sua própria conta. Quando for doar, confira o nome do beneficiário, empresa ou ONG e esteja certo se eles estão realmente fazendo campanhas de ajuda às vítimas. Também é muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca”, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Doações dos bancos Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, Banco do Brasil e Caixa para auxílio no socorro à população do Rio Grande do Sul já alcançam R$ 20 milhões.
Entre as iniciativas adotadas pelos bancos para amenizar a situação, estão as seguintes, variando de acordo com a instituição financeira:
-- Flexibilização de carência e prazo nas ofertas de crédito para famílias e empresas, com revisão de taxas
-- Ampliação de linha de crédito
-- Prorrogação dos contratos dos clientes impactados em 90 dias com revisão de taxa
-- Suspensão da cobrança dos contratos em atraso curto
-- Suspensão da negativação dos clientes com até 15 dias de atraso
-- Suspensão de até 3 meses nos contratos de financiamento habitacional (desde que solicitado pelos mutuários)
-- Suporte no acionamento do seguro habitacional
-- Isenções e reprecificações de tarifas
-- Priorização no atendimento dos clientes da região para seguros de pessoas, patrimônio, veículos
-- Renegociação com ofertas e condições especiais para clientes afetados e suspenção de cobrança
-- Engajamento dos colaboradores com campanha de conscientização e solicitação de apoio e ajuda
-- Campanhas internas envolvendo empregados e clientes para arrecadação de materiais de higiene pessoal a serem encaminharmos às regiões afetadas
-- Disponibilização de contas para o recebimento de doações voluntárias, que serão revertidas em kits de higiene e limpeza, entre outros, conforme necessidade da população impactada