Para que as doações dos nordestinos cheguem mais rapidamente e com segurança, o Consórcio Nordeste firma parceria com os Correios, através de Termo de Cooperação, assinado nesta quarta-feira (8 de maio).
Assinaram o documento, a presidente do Consórcio Nordeste (CNE) e governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
As agências dos Correios na Bahia, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco e do Distrito Federal começam a receber doações para as vítimas das chuvas que estão atingindo o Rio Grande do Sul.
Todas as agências próprias e terceirizadas, além dos centros de distribuição domiciliar do estado receberão e transportarão donativos gratuitamente.
Podem ser entregues nos Correios, sem custo para os doadores:
-- Alimentos da cesta básica
-- Material de higiene pessoal
-- Material de limpeza seco
-- Roupas de cama e de banho
-- Ração para pet
A estatal está selecionando ainda voluntários para trabalharem na triagem dos donativos. O apoio será necessário nas cidades de Brasília (SOF Sul) e nos municípios de Cajamar e Guarulhos, na Grande São Paulo.
As inscrições podem ser feitas pelos e-mails sgreo-bsb@correios.com.br (Brasília) e spm-voluntarios-rs@correios.com.br (Grande São Paulo) e devem conter nome completo e telefone de contato.
Somente nessa segunda-feira (6), primeiro dia de doações, mais de 200 toneladas de itens foram arrecadadas pelos Correios. A primeira remessa de doações, com cerca de 30 toneladas, foi acompanhada pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, com a parceria da Força Aérea Brasileira (FAB).
O avião da FAB chegou nesta terça-feira (7) ao estado gaúcho, partindo da Base Aérea de Guarulhos (SP) até a Base Aérea de Canoas (RS), de onde caminhões dos Correios levaram os donativos à sede da Defesa Civil, em Porto Alegre.
Além da remessa aérea, nesta terça-feira (7) seguiram para o estado gaúcho mais dez carretas dos Correios, partindo de Curitiba, Florianópolis, da Grande São Paulo e do interior paulista, levando 120 toneladas de itens.
No Rio Grande do Sul, as doações podem ser entregues nas agências centrais dos municípios São Borja, Santo Angelo, Santa Rosa, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Parobe, Taquara, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, Camaqua, Bagé, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Anta Gorda, Arvorezinha, Butia, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Estrela, Foutoura Xavier, Guaporé, Ilopolis, Mato Leitão, Nova Brescia, Pântano Grande, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Teotoania, Taquari, Venancio Aires e Vera Cruz.
Em Porto Alegre, a arrecadação ocorre nos Centros de Distribuição Domiciliária Vila Jardim, (Avenida Saturnino de Brito, 46, Vila Jardim), Antônio de Carvalho (Avenida Bento Gonçalves, 6613) e, a partir de terça-feira (7), nos CDDs Restinga (Estrada Barro Vermelho, 59) e Cavalhada, (Camaquã, 408). Todos funcionam das 8h às 17h e recebem itens como: colchões, cobertores, lençóis de solteiro, água, produtos de higiene, copos plásticos, fraldas infantis e geriátricas e rações para cães e gatos.
Correios Celular - Devido ao estado de calamidade pública causado pelas chuvas no Rio Grande do Sul, os clientes Correios Celular que moram no estado terão seus créditos estendidos por tempo indeterminado. A medida, que tem a anuência do Ministério das Comunicações, busca amparar 30 mil vítimas, clientes dos planos pré-pago e controle, para que priorizem o bem-estar e a saúde. Apenas após o fim do estado de calamidade, a cobrança dos créditos será retomada.
Os Correios também trabalham de forma contingencial no Rio Grande do Sul diante dos transtornos causados pelas inundações, na tentativa de minimizar os impactos para empregadas, empregados e clientes.
Uma equipe multidisciplinar está viabilizando medidas para a normalização dos serviços nas agências que foram alagadas – até sexta-feira (3), do total de cerca de 400 agências do estado, 86 estavam inoperantes por causa da situação.
A empresa recomenda que, antes de ir a uma agência, o cliente busque informações sobre o funcionamento por meio da Central de Atendimento, pelo telefone 0800 725 0100, que funciona de segunda à sexta, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h.
Outras iniciativas incluem adaptações em itinerários do transporte de cargas e ajustes nos prazos de entrega.
Os Correios também iniciaram uma série de ações voltadas para apoiar empregadas e empregados da estatal no Rio Grande do Sul. Entre elas, está a concessão do auxílio-calamidade, benefício instituído pela atual gestão em 2023, no acordo coletivo de trabalho, e que prevê o pagamento de um salário-base adicional a empregadas e empregados que tenham ficado desabrigados ou tenham sido intensamente atingidos por razões que levaram o poder público a decretar estado de calamidade pública.
A estatal ainda disponibilizou apoio por meio de assistentes sociais e está estudando medidas para auxiliar os trabalhadores por meio do fundo de pensão dos empregados, o Postalis, e a operadora do plano de saúde, a Postal Saúde.