Cidade / Segurança

Ladrões invadem a sede da Academia de Letras da Bahia

No início de 2023 o local já havia sido vítima de uma série de furtos

Imagem vandalizada de Nossa Senhora da Conceição da Praia

O Palacete Góes Calmon, sede da Academia de Letras da Bahia, localizado na Av. Joana Angélica, no bairro de Nazaré, em Salvador, foi mais uma vez alvo de arrombamento, furto e depredação.

Na madrugada do dia 12 de abril, por volta das 2h, conforme registrado pelas câmeras de segurança, ao menos três pessoas entraram no prédio.

Estão entre os bens roubados uma TV com pedestal e uma câmera para videoconferência, além de fiação e refletores que ficavam na área externa. Juntos, estes equipamentos representam um prejuízo de mais de R$ 10 mil, sem contar os custos de reparos que precisarão ser feitos e dos objetos de valor artístico e histórico que tiveram danos irreparáveis.

No início de 2023 o local já havia sido vítima de uma série de furtos, notícia que ganhou notoriedade na mídia com matérias em jornais e TV.

O Palacete Góes Calmon, exemplar da riqueza arquitetônica do centro antigo de Salvador, abriga o acervo documental, fotográfico e bibliográfico da ALB e está em processo de tombamento tanto pelo Município de Salvador quanto pelo Estado da Bahia.

É um edifício histórico, que guarda memória cultural da Bahia e do Brasil.