Política

Lula prepara uma dança das cadeiras nos ministérios

Presidente estuda trocar algumas peças no Planalto

O presidente Lula da Sílva (PT) esitmulou as especulações sobre possíveis mudanças nos ministérios após cobrar mais atuação dos liderados: Em evento no Recife, nessa sexta-feira (5), o petista disse que “as coisas foram montadas, agora nossa obrigação é entregar”, frisou num recado direto para alguns ministros. Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, presidente estuda trocar algumas peças no Planalto por entender que algumas “áreas não conseguem mostrar isso à população”.

A imprensa do Sudeste tem especulado que Lula pode optar por uma solução caseira, transferindo Alexandre Padilha, que desde o início do governo sofre com tentativa de desgaste nas Articulações Institucionais, para a Saúde, pasta que já comandou no governo Dilma Rousseff, quando lançou o Mais Médicos, uma das marcas dos governos petistas.

O portal de notícias Revista Fórum revela que há possibilidade também de uma troca na Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), que tem status de Ministério e é comandada por Paulo Pimenta. Braço direito do presidente, Pimenta pode ir para a Secretaria-Geral, no lugar do ministro sergipano Márcio Macedo. Consultada sobre o assunto, a assessoria do sergipanos deu uma resposta telegráfica: ” Não existe discussão sobre reforma ministerial”.

Reação de Márcio

Desde que começaram as especulações sobre as possíveis mudanças nos ministérios que a assessoria de Márcio Macedo tem se movimentando visando mostrar ações positivas da Secretaria-Geral da Presidência. Nessa quinta-feira, dois releases foram distribuídos com a imprensa sergipana. Um mostra a satisfação do ministro com a divulgação do edital para contratação dos projetos de duplicação da rodovia BR-235, abrangendo o trecho entre Aracaju e Itabaiana, além da readequação do trajeto entre Itabaiana e Carira.

“Essa é uma conquista da nossa gente. Então parabéns ao ministro Renan Filho e parabéns ao povo de Sergipe por essa conquista. É o Brasil no rumo certo, é o Brasil do presidente Lula”, afirma Macêdo no release.

Outra nota distribuída pela assessoria do sergipano tem como título “Janja elogia a atuação do Ministo sergipano, Márcio Macêdo”. O texto afirma que ele foi elogiado pela primeira-dama Janja Lula da Silva. “O ministro Márcio conduziu, junto com a ministra Simone, um momento inédito no governo brasileiro e talvez no mundo que foi o PPA Participativo e a sua conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, isso é muito importante. Por isso quero te parabenizar, Márcio” declarou a primeira dama.

No final de 2023, Lula fez uma cobrança pública ao ministro da Secretaria-Geral. Durante o “Natal dos Catadores”, o petista disse que “hoje, Márcio, eu esperava que você tivesse feito mais, esperava que a gente tivesse aqui uma pauta de grandes conquistas. Nós vamos corrigir”, frisou. No mesmo discurso, o presidente disse que “você tem que entregar uma pauta cheia de conquista. Você vai aprender”, concluiu.