Política

Título de eleitor só pode ser regularizado até 8 de maio

O cadastro biométrico é obrigatório para aqueles que estão tirando o primeiro título

Até o dia 8 de maio, eleitoras e eleitores de todo o país  podem  regularizar sua situação eleitoral, solicitar a transferência de domicílio e atualizar seus dados cadastrais. Nesse período,  jovens com idade entre 16 e 18 anos que querem participar das eleições municipais precisam tirar o título de eleitor. Após essa data, o cadastro eleitoral será encerrado para a organização das eleições municipais deste ano.

Em outubro, serão realizadas eleições para eleger os representantes que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos municípios pelos próximos quatro anos.

 Aos que não possuem os dados biométricos cadastrados recomenda-se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo para colher as impressões digitais. O cadastro biométrico é gratuito.

No pleito de 2024, eleitores que não possuem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderão votar normalmente. Para aqueles que estão tirando o primeiro título, o cadastro biométrico é obrigatório.

O procedimento de alistamento eleitoral pode ser realizado pela internet, através do sistema de autoatendimento TítuloNet. Ao acessar o sistema, o jovem deve selecionar a opção "não tenho" na guia "Título de eleitor", caso nunca tenha tirado o título. Em seguida, é necessário preencher todos os campos indicados.

Após solicitar pelo Autoatendimento Eleitoral, o futuro eleitor tem um prazo de até 30 dias para fazer seu cadastramento biométrico no cartório eleitoral mais próximo. 

O Distrito Federal é a única unidade da federação onde não haverá eleições em  2024, por não ter representação municipal.

Calendário eleitoral

A disputa pelos cargos a prefeito, vice-prefeito e vereador será apenas no dia 6 de outubro, mas o calendário eleitoral com todas as informações referentes ao pleito já está valendo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a resolução que estabelece os prazos para que partidos políticos, federações, candidatos e  eleitores acompanhem as principais datas relacionadas às eleições 2024. 

O processo envolve etapas que vão desde a desfiliação e a filiação partidária até a justificativa eleitoral por ausência no 2º turno. Mas não é só isso. Também existem etapas como a validação do teste das urnas, as convenções partidárias e o registro dos candidatos, que acontece até agosto.