O Flamengo deu um largo passo para a conquista do seu 38.ª título do Campeonato Carioca. Neste sábado (30 de março) à tarde, no Maracanã, venceu o Nova Iguaçu, por 3 a 0, sem maiores dificuldades. Agora pode perder no segundo jogo, por até dois gols de diferença para levantar a taça após dois anos de jejum, com o bicampeonato do rival Fluminense – 2022 e 2023. Dois gols foram marcados por Pedro, artilheiro isolado do Cariocão, com 11 gols.
O último jogo será disputado no mesmo Maracanã, domingo, dia 7, às 16h30. O Nova Iguaçu, representante da Baixada Fluminense, terá que vencer por quatro gols para ser campeão. Ou ganhar por três de diferença e levar a definição do título para a cobrança de pênaltis. Algo muito improvável, se for considerada a excelente performance flamenguista.
Ainda invicto, em 14 jogos, o Flamengo marcou 28 gols e sofreu apenas um, curiosamente do próprio Nova Iguaçu, na fase classificatória. Comandado por Tite, ex-seleção brasileira, já conquistou a Taça Guanabara, título simbólico do primeiro turno.
Agora com 11 gols, Pedro é o artilheiro isolado do Cariocão, três na frente de Carlinhos (8), do Nova Iguaçu, contratado na sexta-feira pelo próprio Flamengo por três temporadas. Em 233 jogos pelo Flamengo, o centroavante já marcou 118 gols. O Flamengo atingiu neste jogo a marca de 13 mil gols marcados em sua história.
Como foi o jogo
O jogo começou equilibrado, mas logo o Flamengo começou a trocar passes e empurrar o Nova Iguaçu para seu campo defensivo. As chances de gols começaram a aparecer. Pedro quase marcou de letra, após escanteio cobrado por Cebolinha, mas o goleiro Fabricio Santana rebateu, aos nove. No minuto seguinte, após escanteio pelo alto, Fabrício Bruno cabeceou e a bola tocou no pé da trave e saiu.
O esperado gol saiu aos 19 minutos, com Pedro cobrando pênalti, deslocando o goleiro. O lance de falta aconteceu após troca de passes e com Ayrton Lucas sendo tocado por trás. Festa nas arquibancadas, lotadas de rubro-negros.
O Nova Iguaçu teve duas chances em chutes de longe. Aos 32, Xandinho arriscou de longe e no alto, mas Rossi saltou e evitou que a bola entrasse no seu ângulo esquerdo. Aos 45, Yan Silva foi quem chutou de longe e o goleiro flamenguista, outra vez, saltou para espalmar do lado.
Pedro ainda marcou o segundo gol, aos 48 minutos, de cabeça, mas após três minutos de consulta ao VAR o lance foi anulado por impedimento. O pé direito dele estaria na frente do defensor do adversário.
No segundo tempo o Flamengo não deu tempo para a reação do ‘Laranja Mecânica’ e marcou o segundo gol, logo ao sete minutos. Luiz Araújo fez um lançamento longo para Cebolinha, que foi até a linha de fundo, pelo lado esquerdo, e cruzou na pequena área. Pedro se esticou e empurrou a bola para as redes, ao estilo de um ‘matador’.
Pedro não marcou o terceiro, mas participou do lance aos 31 minutos. Ele insistiu duas vezes com a defesa e quando iria compeltar para as redes, Ronald tocou e fez contra. Foi a senha para a torcida começar a festa, com celulares ligados e o inevitável grito de “é campeão’. Alguém aposta contra?