A 96ª edição do Oscar, que aconteceu na noite desse domingo (10 de março), foi marcada pelas coroações de “Oppenheimer” e “Pobres Criaturas”, e também pela quebra de alguns recordes. O USBets.com preparou uma lista de sete recordes quebrados na noite de gala da indústria do cinema.
Entre eles, Emma Stone se juntou ao grupo de atrizes que já ganharam dois ou mais prêmios de Melhor Atriz. Cillian Murphy se tornou o primeiro irlandês a ganhar o prêmio de Melhor Ator e Mark Ruffalo virou o ator vivo com mais indicações como Ator Coadjuvante que nunca levou o prêmio.
Confira a lista de recordes que foram quebrados no Oscar:
Emma Stone se juntou a outras 26 atrizes que ganharam dois ou mais Oscars na categoria Melhor Atriz. O primeiro prêmio dela foi em 2016 por “La La Land” e o segundo esse ano por sua atuação em “Pobres Criaturas”. Stones é a 27ª a ganhar dois ou mais prêmios pelo papel principal, sendo a 17ª atriz. Contando as categorias dos coadjuvantes, são 45 que levaram duas ou mais estatuetas: 24 mulheres e 21 homens.
Cillian Murphy se tornou o primeiro irlandês a ganhar o prêmio de Melhor Ator pelo seu papel em “Oppenheimer”. Apesar de Daniel Day-Lewis ter ganhado três vezes o prêmio e ter a cidadania britânica-irlandesa, ele nasceu em Londres, enquanto Murphy nasceu em Cork, na Irlanda.
Mark Ruffalo se tornou o ator vivo com mais indicações ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante sem vitória. Sua atuação por “Pobres Criaturas” foi a quarta em sua carreira.
Justine Triet se tornou a primeira francesa a ganhar Melhor Roteiro Original por “Anatomia de uma Queda”.
Com o Oscar de Melhor Canção Original por “What Was I Made For”, que faz parte da trilha sonora do filme “Barbie”, Billie Eilish se tornou a artista mais nova a faturar dois prêmios, com 22 anos de idade.
Diane Warren, indicada pela música “The Fire Inside” do filme “Flamin’ Hot: O Sabor que Mudou a História”,estendeu seu recorde de mais indicações para Melhor Canção Original sem vencer nenhuma. Apesar do prêmio honorário recebido no ano passado, são 15 indicações sem nenhuma vitória.
“Zona de Interesse” se tornou o primeiro filme britânico a ganhar como Melhor Filme Internacional. Já que os diálogos principais do filme são em alemão, o Reino Unido conseguiu inscrever o filme na categoria.
“O Menino e a Garça” se tornou o segundo filme estrangeiro a vencer na categoria de melhor animação. “A Viagem de Chihiro” era até então o primeiro e único filme estrangeiro a vencer na categoria.