Esportes

Basquete: jogadora consegue marca nunca alcançada por profissionais

Ela foi apenas a 13ª atleta, entre meninos e meninas, a atingir a marca

A atleta Kieonna Christmas viralizou nas redes sociais, e na imprensa esportiva americana, ao alcançar um feito raramente atingido no basquete.

A ala-pivô do Fonda-Fultonville, time do High School (o equivalente ao Ensino Médio nos Estados Unidos), conseguiu anotar um quíntuplo duplo, que é quando um(a) jogador(a) consegue marcar dois dígitos em 5 estatísticas oficiais.

Christmas conseguiu emplacar 11 pontos, pegar 20 rebotes, dar 11 assistências, roubar 10 bolas e realizar 10 bloqueios, na vitória em cima do Notre Dame Bishop, em jogo válido pelo campeonato do High School de Nova York.

A partida aconteceu em dezembro de 2023, mas só agora a estatística veio à público. 

Segundo s imprensa americana, ela foi apenas a 13ª atleta, entre meninos e meninas, a atingir a marca na história do basquete escolar. A estatística nunca foi alcançada por atletas profissionais. 

Apenas um jogador na NBA chegou a, supostamente, fazer um quíntuplo duplo. Trata-se do lendário pivô Wilt Chamberlain.

Em março de 1968, quando atuava pela franquia do Philadelphia 76ers, Wilt anotou 53 pontos, 32 rebotes, 24 bloqueios, 14 assistências e 11 roubos de bola, no duelo contra o Los Angeles Lakers. Porém, na época, as estatísticas de assistências e roubos de bola não eram oficiais.