Esportes

Basquete: Liga das Américas define os confrontos das quartas de final

Sesi Franca e o Flamengo continuam na disputa

Foto: BCLA
Franco Balbi, do Flamengo, e Lucas Dias, do Sesi Franca

Encerrada a fase de grupos da Basketball Champions League Américas, estão definidos os classificados às quartas de final da edição 2023/24.

O Flamengo foi o primeiro do grupo C e enfrentará o Obras Sanitarias (ARG), segundo do D. Neste mesmo grupo, o Sesi Franca foi o primeiro colocado e terá o Hebraica y Macabi (URU), que classificou no grupo do Rubro-Negro, em seu caminho.

O São Paulo estava no grupo B, venceu na última partida da primeira fase, mas ficou fora e volta suas atenções exclusivamente para o NBB. Já os outros dois brasileiros seguem na busca do bicampeonato da competição sul-americana.

O primeiro clube que conquistou a vaga para os mata-matas da BCLA antecipadamente foi o Sesi Franca. A equipe terminou a campanha da primeira fase com cinco vitórias e uma derrota, 83,3% de aproveitamento.

Na janela das quartas de final, a equipe de Helinho Garcia enfrentará os uruguaios do Hebraica y Macabi entre os dias 4 e 11 de março, em uma melhor de três, com o primeiro jogo fora, o segundo em casa e, caso haja necessidade de desempate, a decisão será no Pedrocão.

Os uruguaios tiveram a mesma campanha do que o Boca Juniors, com duas vitórias e quatro derrotas, mas avançaram pelo confronto direto.

Da mesma forma que o Sesi Franca, o Flamengo classificou-se com a primeira colocação do grupo e cinco vitórias e uma derrota. Seu adversário das quartas de final será o argentino Obras Sanitarias, que teve quatro vitórias e duas derrotas no grupo da equipe francana. Então, a vida do Rubro-Negro na BCLA será decidida com uma partida na Argentina e outras duas, caso necessário o desempate, no Maracanãzinho.

Por fim, o São Paulo chegou para a última janela da fase de grupos com a necessidade de vencer as duas partidas para continuar sonhando em seguir na competição. Venceu o Nacional (URU), mas teve sua situação complicada com a vitória dos uruguaios perante o Quimsa. Com isso, não bastava vencer os argentinos, teria que abrir uma diferença de 19 pontos para assegurar uma das vagas. Todavia, a vitória veio, mas com a margem de 12 pontos e o Tricolor amargurou uma eliminação precoce da competição sul-americana.

Todos do grupo B terminaram com três vitórias e três derrotas. O Quimsa passou em primeiro e terá o Real Estelí (NIC), enquanto o Nacional encara o Halcones de Xalapa (MEX).

Confira os confrontos das quartas de final da BCLA:

-- Sesi Franca x Hebraica y Macabi (URU)
-- Halcones de Xalapa (MEX) x Nacional (URU)
-- Quimsa (ARG) x Real Estelí (NIC)
-- Flamengo x Obras Sanitarias (ARG)