Livros

Fotógrafa registra em livro a alegria das festas populares brasileiras

Festas de 14 Estados estão no livro

Foto: Divulgação
A autora e a obra

Dos encantos e movimentos do Maracatu em Pernambuco aos sorrisos e trajes que movimentam a Oktoberfest em Santa Catarina.

Nos últimos dez anos, a fotógrafa Andrea Goldschmidt mergulhou nas entranhas de mais de 40 festas populares brasileiras, não apenas para registrá-las, cada qual com sua exuberância, mas também para mostrar que estas celebrações carregam algo além do exótico e exclusivo.

Ela revela sensações e emoções que pulsam dentro e ao redor das pessoas que fomentam as tradições culturais.

O passeio feito por 14 estados compõe Do lado de dentro, um livro para celebrar a diversidade do Brasil e a capacidade do seu povo enxergar o “diferente” dentro de si mesmo.

Andrea destaca que, por mais diversas que sejam as festas, elas são compostas pelos mesmos objetivos: a busca por um sentido de comunidade e pertencimento, por meio da alegria, fé e união.

A obra é organizada em nove capítulos, em que a autora traz palavras-chave e seus sinônimos para representar a essência das festividades. Entre eles estão a Alegria, com um compilado de belos sorrisos e movimentos de danças nos Ternos de Reis de Salvador (BA), no Çairé, em Alter do Chão (PA) e dos mascarados de Poconé (MT) mas também o Medo, com as intimidantes imagens da Procissão do Fogaréu, em Goiás Velho (GO), assim como os ex-votos da Romaria de Finados, em Juazeiro do Norte (CE).

A exuberância, imponência, abundância, introspecção, mistério, devoção e afeto também marcam os capítulos do livro, com mais de 200 fotografias e legendas que identificam cada festa registrada. Junto delas, a autora estampa pequenos textos poéticos em busca de explicitar vivências e emoções sentidas.

O prefácio do fotógrafo, curador e crítico Juan Esteves destaca o olhar sensível da autora, que contribui com a preservação da memória da cultura popular. Mais do que isso, enaltece a iniciativa de Andrea Goldschmidt, que se dedica, há dez anos, a fotografar as belezas culturais e naturais do Brasil. “Meu objetivo é compartilhar a capacidade incomparável do povo brasileiro de unir esforços para produzir festas, músicas e poesias para os olhos e para a alma", expressa a autora.