Cidade / Segurança

3 pessoas procuradas pela Justiça são presas no Festival da Virada

Sistema de reconhecimento facial apontou os procurados

Foto: Marcia Santana | SSPBA
Policiais fazem a segurança do Festival da Virada Salvador

Com a prisão de uma mulher que possuía mandado de prisão pelo crime de extorsão, na madrugada desta sexta-feira (29), o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública alcançou três foragidos da Justiça na primeira noite do Festival da Virada Salvador.

A procurada foi detida por uma guarnição da Polícia Militar, após alerta da tecnologia. Além da mulher, dois homens com dívidas de pensão alimentícia e mandados de prisão determinados pelo judiciário também foram capturados.

O equipamento da SSP está distribuído em pontos estratégicos do evento, que acontece no bairro da Boca do Rio, em Salvador. O esquema de segurança conta ainda com três mil policiais e bombeiros, postos de atendimento e de reunião das tropas.

No primeiro dia da festa foram registrados ainda um caso de vias de fato e 38 furtos.

Para acessar a Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio é preciso passar por um dos três Portais de Abordagens da Secretaria da Segurança Pública, onde policiais militares fazem a revista com detectores de metais.

Os Portais também estão equipados com câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial e solução tecnológica, testada de forma piloto, para contagem de público.

Na edição deste ano são  três portais de acesso, nas extremidades Norte e Sul, e acesso para o estacionamento.

A Polícia Civil montou uma Delegacia Especial de Área (DEA) dentro da festa. A unidade, instalada na Arena Daniela Mercury, registra as ocorrências relacionadas ao evento e também realiza as autuações em flagrante oriundas de conduções das forças de segurança presentes.

Unidades das regiões vizinhas ao Festival e de localidades turísticas também receberam reforço. É o caso da 9ª Delegacia Territorial (DT/Boca do Rio), da 12ª DT/Itapuã, da 16ª DT/Pituba, da Delegacia de Proteção ao Turista, no Pelourinho, e da Delegacia de Proteção Ambiental, em Praia do Forte.

Além disso, a Central de Flagrantes Online está funcionando 24 horas, a fim de agilizar ainda mais os procedimentos policiais do evento.

O assistente virtual da Polícia Civil, Paulo César, por meio do WhatsApp 71 99973-7729, tira as dúvidas mais frequentes sobre ocorrências e também indica a localização da delegacia mais próxima, entre outros recursos.