Helô Sampaio

Como estou ficando ainda mais gostosona e sem passar fome

E mais: uma receita saborosa e saudável, pra você ficar com a barriguinha satisfeita

Depois de dias fortes de sol, a chuva chega para lembrar que nem tudo são dias ensolarados durante o Verão, que também temos que estar preparados para aguentar e vencer temporais e conviver com os dias carregados, chuvosos. Nem sempre teremos dias convidativos de sol e praia, dias de lazer ou de vida boa. Depois da bonança, sempre pode vir a tempestade, já bem diz o povo da minha terra. Temos que estar preparados para biquíne e guarda-chuva.

Eu, como já disse, estou no Hospital da Obesidade (HO), que é um lugar muito aconchegante, cheio de belas árvores frutíferas e ornamentais, com pessoas adequadamente preparadas para atender a pacientes problemáticos, e com paisagens paradisíacas, recantos acolhedores, muitas árvores frondosas e belas, onde os pássaros fazem a festa nos muitos galhos, cantando e passeando (inclusive nas gramas), com a certeza de que ninguém vai lhes fazer mal.

E não fazemos mal, mesmo. Pelo contrário: sentamos na varanda e ficamos apreciando as suas ‘artes’, vendo quando param de voar e vão picar, saborear os cajus maduros nos pés ou no chão, ou ficam pulando (como se estivessem brincando) nos galhos das muitas árvores, sempre ‘zoando’ livres e soltos. Perco tempo em vê-los, em grupos ou sós, e me divirto muito apreciando o canto, a zoadeira que fazem quando se juntam. Fico sentada na varanda do meu quarto admirando os danadinhos, mas sem perturbá-los.

A vida aqui no Hospital é cheia de atividades: depois do café (reforçado), vamos à Academia para fazer os exercícios e manter a agilidade. Depois fazemos a ginástica, vamos para a natação ou, quem prefere, vai andar por este espaço maravilhoso, apreciando a pujante natureza enquanto queima a indesejada, a intrusa da gordura. Aí, chega para merendar, com mais passeio depois. A parada vem com o almoço e um rápido descanso, que precede as ótimas palestras sobre a harmonia e qualidade de vida, quando recebemos dicas valiosas e ótimas receitas, (surpreendam-se), de comidas diets deliciosas.

Quem falou que pra fazer regime tem que sofrer, mentiu. Podemos ficar lindos, charmosos e elegantes comendo bem, bonito e gostoso. Não, não estou falando de comer o professor, he-he. – que por sinal é muito competente e charmoso. Estou falando da comida servida na mesa e das receitas dietéticas que ele nos passa para fazermos em casa, quando sairmos. Com isso, vou permanecer com o corpinho de ‘miss’ mesmo depois que voltar para a vida normal.

E, tenha a certeza, eu não vou mais me ‘afundar’ em comilança, não. Depois destes meses aqui, compreendi a importância da contenção do desejo, de ter a comida como fator para a saúde, para a qualidade de vida. Já  estou PhD no assunto, he-he. E digo mais: estou muito feliz com isso, sem viver a agonia de regimes forçados. Estou comendo bem, gostoso, e... perdendo peso, meu neguinho. Estou gostosona.

Jorge, o professor do curso preparatório, é muito convincente quanto à necessidade de nos mantermos com saúde, mas comendo bem e saudável. O fato é que agora eu posso lhe fazer um denguinho, quiçá sentar no seu colinho sem sentir peso na consciência – nem no ‘corpitcho’, viu, meu neguinho!

Mas vamos preparar agora este brownie de banana, uma receita saborosa e saudável, pra você ficar feliz e com a barriguinha satisfeita, minha lindinha.

É receita aqui, do Hospital da Obesidade (HO), que minha querida Jane Sholl conseguiu pra mim. É pra você ver quanto nós passamos bem por aqui.

..:: .:..

Brownie de Banana do HO

Ingredientes:

-- Um ovo
-- Três bananas bem maduras (300g)
-- Seis ameixas (60 g) sem caroço
-- 200ml de leite de vaca desnatado ou leite vegetal
-- 50g de chocolate (a 70% de cacau)
-- Uma colher (chá) de canela
-- Uma colher (sopa) de manteiga (20g)
-- Quatro colheres (sopa) de farinha de castanha de caju ou amêndoas (50g)
-- 50g de castanha, nozes ou amêndoas trituradas
-- Uma colher (sopa) de fermento químico.

Modo de preparar:

1 - Amassar as bananas com um garfo e reservar.

2 - Em um refratário, derreter o chocolate em barra e reservar.

3 - Bater no liquidificador o ovo, as ameixas, o leite, a manteiga, a canela e o chocolate. Despejar em um refratário, acrescentar a banana amassada, a farinha e as castanhas trituradas. Misturar e acrescentar o fermento.

4 - Após a mistura com o fermento, adicionar o chocolate derretido, colocar a massa em uma forma pequena, quadrada, untada com azeite, e levar para assar em forno pré-aquecido (180ºC) por uns 15 minutos, aproximadamente. Rende 10 unidades e tem 150 calorias por porção.

É uma delícia. Experimente, lindinha.