Artes Visuais

Cartuns de Cau Gomez podem ser vistos em mostra na Caixa Cultural

São cartuns, charges e caricaturas premiados, com técnicas de pintura, além de rascunhos inéditos

Foto: Cau Gomez
Jorge e Zélia: sem ninguém por perto

Para celebrar os 30 anos de produção criativa residindo em Salvador, Cau Gomez, cartunista e artista gráfico mineiro, preparou uma exposição comemorativa na Galeria Arcos, da Caixa Cultural, entre os dias 12 de dezembro a 4 de fevereiro de 2024.

Com o nome “A Arte e o Humor Gráfico de Cau Gomez – 30 anos de Bahia”, a exposição dedicará grande parte de seu espaço aos trabalhos de cartuns, charges e caricaturas publicadas em jornais como o A Tarde, o Estado de São Paulo, o Courrier International de Paris, Le Monde Diplomatique e dezenas de revistas, sempre retratando com humor e crítica a realidade social, política e cultural do Brasil e do mundo.

O artista e o curador Ilan Iglesias estarão presentes na noite de abertura, às 19h.

O público poderá apreciar os originais e rascunhos, sendo estes essenciais para elevar o nível de finalização dos desenhos, além de revelarem detalhes da elaboração de um trabalho desde as primeiras ideias, passando pelo processo de amadurecimento da concepção até a arte-final.

“Os rascunhos são uma forma orgânica de demonstrar a naturalidade da criação do artista e, muitas vezes, dizem mais do que o próprio resultado final do desenho”, reflete o cartunista.

São 36 anos de carreira, mais de 70 prêmios no currículo e muitas exposições mundo afora.

“Esta exposição pontua um período de tempo em que eu faço uma reflexão profunda sobre criação, sobre execução, sobre o meu gestual, o meu modo de me expressar e de desenhar, sempre com uma exigência muito grande, mas também em um clima de celebração”, conta o artista.

De acordo com o curador Ilan Iglesias, da Galeria RV Cultura e Arte, "difícil foi conseguir escolher apenas 60 obras dentre milhares de desenhos magistrais".

Além dos trabalhos em jornais impressos, serão exibidas imagens com variadas soluções gráficas e artísticas a partir das plataformas orgânicas e digitais, que foram impressas em revistas, cartazes e também em publicações como o álbum de HQ “Billy Jackson” e os livros infanto-juvenis “Pastinha, o menino que virou mestre de capoeira” e “O dia em que os gatos aprenderam a tocar jazz”.

Anote

Exposição “A Arte e o Humor Gráfico de Cau Gomez – 30 anos de Bahia”

-- Local: Galeria Arcos da Caixa Cultural – Rua Carlos Gomes, 57 – Dois de Julho
-- Data: de 12/12/23 a 4/2/24
-- Visitação (gratuita): de terça a domingo, de 9h às 17h30