Nordeste

Sergipe começa a usar maconha para o tratamento de pacientes

Os beneficiados serão pacientes com epilepsia refratária

Vinculado à Secretaria da Saúde de Sergipe, o Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate) iniciou, nesta sexta-feira (1º de dezembro), o serviço de condução terapêutica à base de maconha.

Caberá à unidade realizar orientações técnicas para a condução terapêutica à base da planta Cannabis Sativa, visando um atendimento e cuidado integral às necessidades de saúde dos pacientes.

Neste primeiro momento, os beneficiados serão pacientes com epilepsia refratária, enquadrados em doenças específicas como síndrome de Dravet, síndrome de Lennox–Gastaut (SLG) e Complexo Esclerose Tuberosa (CET).

Autor do Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Cannabis, o deputado Luciano Pimentel (PP) parabenizou o governo de Sergipe pela implementação do tratamento. “Para mim, é motivo de muita felicidade ver uma lei de nossa autoria ser implementada e gerar tantos benefícios à sociedade, melhorar a condição de saúde de muitas pessoas. Eu fico feliz pelo apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD), que se empenhou para que Sergipe saísse na vanguarda na aplicabilidade dessa lei”, expôs o deputado.

Quando era deputado federal Fábio Mitidieri apresentou na Câmara o Projeto de Lei n. 399/2015 visando viabilizar a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da maconha em sua formulação.

Nesta sexta-feira o governador, ao lado de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou visita técnica ao Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate). “Este primeiro protocolo é o início de uma política pública que vai tratar pessoas com pacientes com epilepsia refratária. é muito mais do que entregar simplesmente um medicamento, é uma política pública continuada”, frisou Mitidieri.

A pequena Maria Fernanda, de 10 anos, paciente com epilepsia, iniciou o tratamento há cerca de 15 dias. Para a mãe dela, Maria da Mota Santos, os benefícios já são perceptíveis. “Minha filha iniciou o tratamento há 15 dias, e os resultados já são visíveis. Diminuiu bastante as crises, melhorou a qualidade do sono. Ela está mais calma e está tendo uma melhor qualidade de vida. Como mãe, estou muito feliz e esperançosa”, relatou.

Como ter acesso

Para terem acesso aos produtos de Cannabis padronizados na Rede de Atenção à Saúde de Sergipe, os pacientes precisam estar cadastrados no Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate) e no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case).

Na unidade, será realizado o cadastro do paciente, análise técnica da solicitação e renovação da continuidade do tratamento prescrito.

Para a avaliação, serão considerados todos os documentos exigidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados na versão final pela SES, conforme a doença e o produto solicitado.

Após o cadastro, os pacientes receberão orientações sobre o uso de Canabidiol, porém a condução clínica/assistencial dos mesmos continuará sendo realizada