Na zona de rebaixamento e tendo que enfrentar o Atlético MG na última rodada (com o clube mineiro lutando pelas primeiras posições do Brasileirão), o Bahia viu piorarem ainda mais as chances de continuar na elite do futebol nacional, com a derrota para o São Paulo, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (29 de novembro), em plena Fonte Nova.
Do lado do São Paulo, enfim saiu a primeira vitória longe do Morumbi neste campeonato, com gol marcado por Caio Paulista, aos 51 minutos do segundo tempo.
O resultado também serviu para livrar o clube paulista de qualquer chance de rebaixamento, aparecendo agora em nono lugar, com 50 pontos. Já o Bahia abre a zona de rebaixamento, em 17º, com 41.
Como foi o jogo
Mesmo na condição de visitante, foi o São Paulo que começou se impondo diante do Bahia. Em bela troca de passes, Juan deixou de calcanhar para Michel Araújo, que parou no goleiro Marcos Felipe. Com mais posse de bola, o time paulista seguiu ocupando o campo de ataque, mas sem conseguir achar espaço para finalizar,
Aos 12 minutos, um lance inusitado. Alguns refletores da Arena Fonte Nova acabaram explodindo e alguns cacos de vidros acabaram caindo no gramado, mas não afetou a iluminação. Para preservar a integridade física dos jogadores, o jogo ficou paralisado por cinco minutos para a limpeza do campo.
Após a pausa, os donos da casa equilibraram as ações em campo. Cauly recebeu cara a cara com Rafael, mas o goleiro são-paulino fechou bem o ângulo e o meia mandou para fora. Na reta final, o São Paulo voltou a controlar a partida, mas sem progredir em direção ao ataque.
Na volta do intervalo, o São Paulo seguiu com a mesma postura ofensiva. Lucas assustou em cobrança de falta, que passou próximo ao travessão. Depois Michel Araújo arriscou de longe e também tirou tinta da trave.
Na reta final, os dois times se lançaram ao ataque. Se fazendo valer de contra-ataques, Pablo Maia arriscou de longe e Marcos Felipe defendeu. Já nos acréscimos, Luciano também tentou de fora da área e parou o goleiro mandou para escanteio. Após cobrança, a bola sobrou para Caio Paulista, que tirou da marcação e mandou para as redes, aos 51 minutos e decretou a primeira vitória do São Paulo como visitante.
Na próxima rodada, o São Paulo continua como visitante e encara o Atlético-MG, na Arena MRV, no sábado (2), às 21h00, em Belo Horizonte (MG). Já o Bahia também atua na capital mineira, porém no domingo, às 16h00, contra o América-MG, na Arena Independência.
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Victor Hugo e Luciano Juba (Camilo Cándido); Rezende, Acevedo e Yago Felipe (Everaldo); Cauly (Rafael Ratão), Thaciano (Lucas Mugni) e Biel (Ademir)
Técnico: Rogério Ceni
São Paulo
Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Welington (Caio Paulista); Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato (Nathan Mendes) e Michel Araujo (David); Lucas (Luciano) e Juan (Talles Costa)
Técnico: Dorival Júnior