Astrônomos descobrem 6 planetas

O sistema HD 110067 está situado a cerca de 100 anos-luz da Terra

Os planetas possuem órbitas matematicamente perfeitas

Um grupo de astrônomos descobriu um sistema "próximo" da Terra composto por seis planetas que orbitam sua estrela em sincronia.

De acordo com a revista científica Nature, os planetas possuem órbitas matematicamente perfeitas.

O sistema, chamado de HD 110067, está situado a cerca de 100 anos-luz de distância da Terra, na constelação Coma Berenices.

Os cientistas apontam que, ao contrário do nosso sistema solar, esse novo conjunto de planetas permaneceu praticamente inalterado desde o seu surgimento, há milhões de anos.

"É ideal para estudar como os planetas são criados, porque esse sistema solar não teve o início caótico que o nosso teve e não foi afetado desde a sua formação", explicou o pesquisador Rafael Luque, da Universidade de Chicago.

Os seis planetas de HD 110067 ficam muito próximos de sua estrela principal, descrita como bastante brilhante e laranja. Eles também orbitam rapidamente, de modo que seus anos variam de nove a 55 dias.

"Quéops, o pequeno telescópio espacial europeu cuja ótica foi projetada e construída na Itália, desempenhou um papel fundamental. É um telescópio muito pequeno e preciso, extremamente estável ao longo do tempo", analisou o astrônomo Roberto Ragazzoni, da Universidade de Pádua.

O italiano afirmou que os seis planetas, ligeiramente maiores que a Terra, "estão em ressonância entre si, ou seja, têm órbitas com relações simples entre si" e isso "faz com que o sistema seja muito estável".