Esportes

Basquete: Corinthians e Paulistano se enfrentam com ar de revanche

Cada equipe conta com uma "arma secreta"

Foto: Beto Miller | Agência Corinthians
Atletas do Corinthians

O ginásio Wlamir Marques promete ferver com o embate entre Corinthians e Paulistano, às 20h desta sexta-feira (17 de novembro).

Será o primeiro encontro das equipes da capital no NBB CAIXA após o visitante ter conquistado o Campeonato Estadual em território neutro.

Dessa forma, o embate carrega um ar de revanche e cada equipe conta com uma “arma secreta” para os momentos decisivos. Assim, o Corinthians espera dar o troco pela derrota, enquanto o Paulistano pensa em ampliar a hegemonia e frustrar os torcedores locais.

O Corinthians vem de uma vitória inédita contra o São Paulo no NBB CAIXA com a cesta decisiva vinda de Daniel Onwenu, jovem ala-armador de 21 anos que veio da Liga de Desenvolvimento de Basquete.

A equipe alvinegra conta com a evolução de seu talento para decidir mais uma vez diante de um rival da mesma cidade. Seu recorde pessoal de pontos foi superado justamente contra o São Paulo, atingindo 18 pontos. Também melhorou sua marca de rebotes no começo desta temporada, com nove contra o Bauru Basket.

“Estou extremamente feliz com minha performance. Venho evoluindo juntamente com o time, estamos a cada dia nos aprimorando e nos fortalecendo desde a final do Paulista. Acredito que meu desempenho é fruto do bom trabalho que estamos realizando nos últimos meses com o Santander e toda comissão. Como falo sempre, estou aqui pra ajudar e agregar ao time da maneira que eu puder. Graças a Deus pude fazer um bom jogo e ajudar o time a conquistar a vitória que contribuiu para um feito histórico. O Corinthians é gigante e tem que estar acostumado a vencer Majestoso”, ressaltou o camisa 1 do Timão.

Daniel completou: “Ganhar um clássico, ainda mais de maneira inédita como foi, eleva a confiança do grupo e faz com que enfrentemos a equipe do Paulistano muito mais motivados. Sei que vamos enfrentar um grande time, estão muito bem nesse início de NBB CAIXA e não atoa foram campeões do Paulista, mas estamos preparados, e sei que vamos fazer um bom jogo contra eles”.

Outro lado da moeda

Por outro lado, o Paulistano conta com Anderson Barbosa, um atleta de 23 anos, que também passou pela LDB, até se tornar um dos melhores defensores no NBB CAIXA e já tem seu processo de maturidade mais avançado.

Foi justamente Anderson que converteu a bola decisiva na final do campeonato estadual e que trouxe o título para o Paulistano. Ainda não teve a grande atuação na temporada 2023/24 no NBB CAIXA, porém nunca pode duvidar de sua frieza nos momentos mais agudos de uma partida.

“Hoje, enxergo meu papel no time, primeiro de tudo, na defesa. Se precisar marcar alguém especificamente é comigo que o técnico vai contar e é o que eu gosto de fazer. Mas, nessa minha quinta temporada de NBB CAIXA, eu venho melhorando, dia após dia, para também atacar. Tenho mostrado a cada jogo, pode ser com um arremesso, uma defesa ou um ‘tapinha’ do jeito que foi antes. Meus companheiros, junto com a comissão técnica, confiam muito em mim, para que, dentro de quadra, no final do jogo, eu possa decidir uma partida. Me vejo com um papel importante nos dois lados da quadra, defensivamente, com certeza, mas também sou uma ‘arma’ de ataque muito mais perigosa do que eu era”, declarou Anderson, mostrando confiança.

Ele também lembrou da conquista recente: “Para ser sincero, depois desse título paulista, a única coisa que mudou foi que nosso time se fechou ainda mais. Esse título veio para mostrar que o trabalho recompensa e devolve aquilo que plantamos. Tivemos problemas no começo da temporada e nas finais, tivemos desfalques. Hoje em dia, nossa equipe é muito coletiva, com várias ferramentas de ataque, uma defesa coletiva muito forte. E nada tira o saborzinho do título, não tem jeito. Sabíamos que o Corinthians iria dar 100%. Neste jogo de agora, teremos que entrar com 200%, porque eles vão querer a revanche. Com certeza, os caras estão engasgados e querem se redimir”.