Artes Visuais / Cidade

Mulheres grafitam prédio de 30 metros de altura em Salvador

Jess Vieira e Ani Ganzala Lorde foram as artistas

Foto: Danilo Umbelino | Divulgação
Empena dupla, em Salvador

Em meio às casas, edifícios e ao cenário urbano da rua João das Botas, dois prédios, lado a lado, transformam a paisagem do bairro Canela com arte.

As empenas – como são chamadas as laterais sem janelas e/ou acessos de uma edificação, ganharam criações das artistas visuais Jess Vieira e Ani Ganzala Lorde.

A dupla está entre as 10 artistas para o Contemporâneas Vivara, projeto de arte de rua que convida mulheres artistas que olham para a vida com a sensibilidade da arte e da poesia, a criarem trabalhos para serem expostos nas ruas de cinco cidades do Brasil.

Foram sete mulheres na equipe de pintura, ao lado das artistas, além de profissional habilitado de segurança, para realizarem o trabalho em, aproximadamente, 10 dias. Além das oscilações de temperatura na Bahia, o time feminino encarou uma altura equivalente a 10 andares, de cada um dos prédios.

“Acredito que deixar uma arte nas ruas de Salvador é mais do embelezar uma cidade, é também colaborar para que o dia de uma pessoa seja transpassado por algo que vai trazer um pouco mais de harmonia, um pouco mais de reflexão para dentro de si”, ressalta a artista visual Jess Vieira.

Com direção artística e curatorial de Vivi Villanova, cada cidade teve duas artistas escolhidas. Cada artista teve sua criação inspirada pelo sol e ou pela lua, de acordo com a temática desta edição do Contemporâneas Vivara.  “Juntas elas carregam a força de despertar a rua para a alegria, o sonho e as nuances de luz que percorrem o dia e a noite”, diz a curadora.

Inspirada na lua, Jess Vieira assina a criação na empena intitulada “Dormiria milênios se ninguém a perturbasse, fabricava dois pássaros azuis”. Já Ani Ganzala Lorde fez sua criação inspirada no sol e batizou a obra de arte a céu aberto como “Muíla”. “Nesta pintura, busco trazer a relação do sol com todo o ecossistema que envolve terra, envolve água, e com os seres vivos que precisam da saúde, desse brilho, desse calor, para estar vivo, se movimentarem”, destaca.

Empena dupla: só a Bahia tem

Cinco cidades integram o projeto, mas Salvador é a única com uma empena dupla, pintada lado a lado pelas artistas. Em seu terceiro ano, o projeto continua a enfatizar o universo feminino e sua relação com a arte de rua. “A rua ainda é um lugar super masculino. Temos artistas mulheres que nunca tinha tido a oportunidade de pintar uma empena antes do projeto e isso é muito gratificante”, diz Stefania Dzwigalska, sócia da Tête-à-Tête, produtora idealizadora do projeto. 

Além de Salvador, Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre integram o projeto, dando continuidade à celebração dos ciclos, tema do projeto em 2023 que inclui uma série de intervenções urbanas patrocinadas pela Vivara. “Apoiar um projeto com mulheres diversas, que criam arte e poesia a partir de suas experiências singulares no mundo, está alinhado com nosso desejo de que cada uma das colaboradoras da Vivara sinta sua história celebrada.” Marina Cirelli, Diretora de Marketing e Sustentabilidade Vivara.