O governo de Sergipe ainda não conseguiu estimular a iniciativa privada visando a geração dos milhares de empregos prometidos na campanha eleitoral. Existe, porém um setor que segue empregando a todo vapor: o próprio Estado.
Os números de cargos em comissão surpreendem. Tabelas fornecidas a um deputado pela Secretaria da Administração, expõem um verdadeiro trem da alegria, lotado de protegidos políticos.
Em junho passado, quando a informação oficial chegou ao parlamentar, os cargos comissionados com vínculo efetivo somavam 463, os detentores de cargos em comissão sem vínculo com o Estado já eram 2.379, enquanto os ocupantes de cargos comissionados e de funções de confiança nas empresas públicas chegavam a 732.
Nada demais, não fosse a diferença entre os prometidos empregos gerados pela iniciativa privada e as sinecuras oficiais.
Os primeiros são preenchidos levando em conta a competência do candidato, enquanto os cargos comissionados são ocupados com base no QI de quem indica, beneficiando apenas os apadrinhados dos governistas de plantão.
O pior nisso tudo é que cabe ao contribuinte sustentar os milhares que mamam alegremente nas fartas tetas do governo, boa parte para não fazer nadica de nada. Home vôte!
Retirado do ar
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi a Buenos Aires fazer vergonha aos brasileiros. Ao defender a liberação de armas de fogo na Argentina, durante uma entrevista ao vivo no Canal 5 Notícias (C5N), o filho do ex-presidente “Johnny Bravo” foi retirado do ar. Ao cortar a fala do “Zero 3”, o âncora do noticiário disse que “a Argentina é generosa demais em receber esse tipo de gente… Por isso que seu pai foi tirado do poder, por lógica, pelos brasileiros”. E sabe quem estava ao lado de Eduardo Bolsonaro? O deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE). Que vergonha!
Ranking da morte
Sergipe pode figurar como o primeiro do Brasil em casos de mortalidade infantil. O alerta é do Sindicato dos Médicos, com base estudos do Comitê Nacional de Mortalidade Infantil. No último levantamento, divulgado em 2021 pelo Ministério da Saúde, Sergipe estava na quarta posição do país e já era o primeiro do Nordeste. Revoltado com essa lastimável situação, o presidente do Sindimed, Helton Monteiro, apelou às autoridades para, “ao invés de estarem preocupados com festas e shows, façam o SUS acontecer. Saúde pública não se faz com oba-oba de um dia”, frisou. Misericórdia!
Carona a Lula
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, jura que o ministro aposentado Carlos Ayres Britto chegou ao Supremo Tribunal Federal em função das “caronas” que dava ao presidente Lula da Silva (PT), antes deste ser eleito pela primeira vez. “Ele nomeou o Ayres Britto porque, na época das vacas magras, o Lula ia para Sergipe e não tinha ninguém com carro com ar refrigerado. O Ayres Britto tinha porque era procurador e ficava dirigindo pro Lula. Em agradecimento, ele pôs o Ayres Britto no Supremo”, revela Valdemar. Há controvérsias!
Tempo de criança
O prefeito de Socorro, padre Inaldo (PP), se divertiu pra valer na festa organizada para a criançada daquele município. Depois de brincar de cabra-cega e comer cachorro-quente, o reverendo se arriscou no touro mecânico. O brinquedo não precisou de muito tempo para jogar o prefeito na lona. Marminino!
Cartas embaralhadas
O jogo da sucessão em Aracaju só começa pra valer em 2024, quando governistas e oposicionistas vão definir as candidaturas. Até lá, as cartas seguem embaralhadas e permitindo, quando muito, alguns palpites sobre quem marchará com quem. Fazer qualquer prognóstico sobre nomes de candidatos antes de as alianças serem fechadas será mero exercício de futurologia. Portanto, discutir com segurança sobre as eleições para a Prefeitura de Aracaju só mesmo quando as cartas forem distribuídas aos participantes desse intrincado e empolgante jogo político. Então, tá!
Clima pesado
Não convidem para o mesmo regabofe o radialista Gilmar Carvalho e seus colegas da Rádio Jornal/FM. Estes últimos estão por aqui com o “Cancão” desde que ele usou o microfone da emissora para chama-los de propineiros. A expectativa na rádio é que Gilmar peça demissão antes de ser demitido, pois, diante do clima pesado, está impossível a convivência dele com a maioria dos comunicadores da Jornal. Só Jesus na causa!
Fake contra a vacina
Pessoas entre 35 anos e 44 anos de idade, educação inferior ao ensino médio, das classes D ou E, independente de sexo, e que frequentam igrejas evangélicas, são as que mais compartilham notícias falsas sobre vacinas. O perfil foi delineado pelo estudo “A Comunicação no Enfrentamento da Pandemia de Covid-19”, realizado pela Universidade de Brasília (UnB). De acordo com a pesquisa, os propagadores de fake news contra os imunizantes são, geralmente, os usuários mais frequentes de plataformas como Telegram e Tik Tok. Crendeuspai!
Ficou pra depois
A Petrobras adiou para o próximo ano o prazo de entrega de propostas das duas licitações de afretamento de navios-plataformas (FPSOs) que serão instaladas em águas profundas da Bacia de Sergipe. Em vez do último dia 14, como estava previsto em edital, os proponentes terão até o dia 15 de janeiro de 2024 para demonstrar interesse em concorrer. Os dois navios-plataforma serão conectados a sete campos – Budião, Budião Noroeste, Budião Sudeste, Palombeta, Agulhinha e Cavala. A capacidade de produção de petróleo de cada um dos FPSOs será de 120 mil barris de óleo por dia e de 10 milhões e 12 milhões de m³ por dia de gás natural, respectivamente. Aff Maria!
Água pelo ladrão
Disposto a firmar uma Parceria Público-Privada (PPP) para a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o governador Fábio Mitidieri (PSD) não poupa críticas à estatal. O fidalgo lamenta, por exemplo, que as perdas de água superam os 40% de todo o volume tratado pela Deso. O gestor também reclama do fato de apenas 52% da população sergipana contar com esgoto tratado: “Não dá para só ficar com um discurso de que resolvendo do mesmo jeito vai colher os resultados diferentes, não dá”, revela. Ah, bom!