Cidade

Voluntários vão limpar sujeira depositada no Porto da Barra

A ação busca chamar a atenção de banhistas sobre educação ambiental

O projeto Praia Limpa já coletou mais de uma tonelada de resíduos

O projeto Praia Limpa, ação de coleta de resíduos descartados na praia e que visa chamar a atenção de banhistas e da comunidade para preservação dos oceanos e vida marinha, acontecerá, na praia do Porto da Barra, sábado( 21 de outubro), das 7h30 às 10h.

Desde 2018, a Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, promove a iniciativa, que conta com a participação de colaboradores e parceiros do terminal de contêineres do Porto de Salvador, Rebocadores e Agência Marítima, unidades de negócio da companhia. A ação é aberta a quem quiser participar. Basta se inscrever pelo formulário (https://forms.gle/HBYjRLNHPyiAMqbv5 e ir à tenda do evento, montada próxima à praia do Porto, onde a empresa passará as orientações para a atividade, bem como disponibilizará sacos e luvas para os participantes. 

“A geração e descarte de resíduos e seu consequente impacto ambiental é uma preocupação constante da companhia. Acreditamos que quanto mais iniciativas como essa acontecerem, melhor. Elas contribuem para despertar o pensar coletivo sobre nossas atitudes. Em ações anteriores, muitas pessoas se aproximavam da tenda sem acreditar que todo aquele material havia sido colhido em apenas uma, duas horas de caminhada e mergulho no mar, e logo se sentiam intuídas a colaborar”, recorda Mikhaill Novais, gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde - SMS, do Tecon Salvador.

O projeto Praia Limpa já coletou mais de uma tonelada de resíduos em suas edições anteriores. De acordo com a companhia, em uma única ação, os voluntários retiraram, por exemplo, mais de 4 mil bitucas de cigarro.

Sacos plásticos, tampinhas e garrafas pet são os mais comuns e em maior volume, assim como latinhas de alumínio. Palitos de espetinho e de picolé também estão entre os itens e são um perigo para peixes e tartarugas, alertam os mergulhadores que participam da ação.

O evento tem o apoio da ONG Fundo Limpo, ONG Rede Mar, Programa Soma Vantagens, da Escola de Mergulho Galeão Sacramento e da Eccomar - Soluções Ambientais, responsável pela destinação adequada dos resíduos.