O “Dia Nacional do Livro” é comemorado em 29 de outubro e para celebrar a data a editora Disal indica obras de diferentes gêneros literários.
A escolha da data foi em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810.
Hoje há mais de 6 mil bibliotecas públicas em funcionamento no Brasil, país com uma média anual de 4,96 livros lidos por habitante, segundo a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, Itaú Cultural e Ibope Inteligência, divulgada este ano.
Os gêneros literários mais populares no Brasil são: literatura de ficção, autoajuda, história em quadrinhos e os livros científicos ou de não-ficção.
Confira a seleção
A Sereia - Kiera Cass - No romance, somos apresentados à jovem Kahlen, uma garota salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar essa dívida, ela se torna uma sereia que, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar.
Kahlen está disposta a cumprir a sua sentença até conhecer Akinli, um jovem lindo, carinhoso e gentil.
Embora não possam conversar, pois a voz da sereia seria fatal, a conexão entre os dois surge rapidamente, porém é contra as regras se apaixonar por um humano e a Água não pode descobrir, tornando o amor impossível, mas a sereia não pretende desistir.
Todas as suas (im)perfeições - Colleen Hoover - Você acredita que uma história de amor perfeita é o suficiente para manter um casamento entre duas pessoas imperfeitas? Quinn e Graham se conheceram no pior dia de suas vidas; ela chega de uma viagem para surpreender o noivo, ele testemunha a traição da namorada e, assim, ambos terminam no corredor de um prédio trocando confidências, biscoitos da sorte e palavras de conforto.
O destino junta o casal novamente meses mais tarde, a intensidade do sentimento assusta os dois, mas eles não desistem do amor que sentem.
Na obra de Colleen Hoover, o casal lutará para ter um filho, arriscando o alicerce da relação, já que Quinn não pode engravidar e Graham não é um candidato para adoção por conta de um erro do passado.
Heartstopper - Dois Garotos, Um Encontro - Vol. 1 - Alice Oseman - O primeiro volume dos clássicos HQs que inspiraram uma série que conta a história de Charlie Spring e Nick Nelson, que não têm quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado, mas que sofre muito bullying na escola desde que se assumiu gay. Por outro lado, Nick é super popular por ser um ótimo jogador de rúgbi.
Quando os dois começam a se sentar próximos toda manhã, uma amizade se desenvolve. Charlie logo começa a se sentir diferente, pois sabe que não pode se apaixonar por um garoto hetero, pois isso só vai causar frustrações. Porém, Nick tem dúvidas sobre o que sente. E esse é o momento para os jovens descobrirem que, quando menos se espera, o amor pode aparecer de maneiras surpreendentes.
Querido Evan Hansen - Benj Pasek - Inspirado no premiado musical da Broadway “Dear Evan Hansen”, este livro é uma obra sobre solidão, saúde mental e amizades inesperadas.
Com dificuldades para fazer amizades, Evan Hansen resolve seguir os conselhos de seu psicólogo e escrever cartas encorajadoras para si mesmo, na esperança de que seu último ano escolar seja melhor. Porém, uma das cartas vai parar na mão do aluno mais encrenqueiro da turma, o Connor Murphy.
Quando Connor comete suicidio, uma de suas cartas é encontrada, todos começam a pensar que os dois eram melhores amigos. Sem conseguir explicar a situação, o jovem acaba refém de uma grande mentira, que o faz ser notado por toda escola.