Artes Visuais

Exposição 'Siron Franco' oferece visitas temáticas gratuitas

A mostra apresenta 63 pinturas, em grandes dimensões

Foto: DelRe Stein | Divulgação
\'Ensaio para uma dança antiga\', de Siron Franco

A equipe educativa da exposição Siron Franco – Armadilha para Capturar Sonhos oferece, nos próximos três sábados pela manhã, uma sequência de visitas temáticas interdisciplinares baseadas nas discussões políticas e históricas elaboradas pelo artista goiano Siron Franco em suas pinturas.

Intitulada "Um pintor, outros segredos", a ação educativa propõe debates dirigidos sobre três dos sete núcleos que compõem a exposição.

No dia 30 de setembro, os temas serão o meio ambiente e a sociedade explorando o núcleo Biomas. Depois, no dia 7 de outubro, será feito um resgate da história da pintura a partir das obras de Mitos. E em 14 de outubro os assuntos serão política e luto com as pinturas que integram o núcleo Césio.

Os encontros ocorrem sempre às 10h30, no Farol Santander Porto Alegre, e são gratuitos, mediante inscrição prévia pelo formulário disponível no link https://forms.gle/3u8PjUsiCHidYazN9.

Além da visitação à exposição, serão ofertados exercícios artístico-pedagógicos que relacionam arte, história da arte, política e meio ambiente.

As ações são destinadas ao público a partir dos 12 anos de idade, sem necessidade de conhecimento prévio em nenhuma das técnicas relacionadas. Cada visita tem duração de 1h. As vagas são limitadas e o prazo para inscrição se encerra um dia antes de cada oficina. 

Haverá a emissão de certificados de participação. As ações educativas contam também com intérprete de Libras sob demanda.

A exposição Siron Franco - Armadilha para Capturar Sonhos apresenta um conjunto de 63 pinturas em grandes formatos que percorre cinco das seis décadas de produção do artista goiano, considerado um dos mais importantes e produtivos do país, reconhecido internacionalmente. 

Com curadoria de Gabriel Pérez-Barreiro, a mostra é composta por sete núcleos expositivos que agrupam as obras a partir dos temas Cosmos, Segredos, Mitos, Homem, Biomas, Violência e Césio. Cada núcleo apresenta também um breve vídeo com o próprio artista comentando cada um dos temas e seu processo de trabalho.

Além das pinturas, a exposição exibe o documentário Siron. Tempo Sobre Tela (Brasil, 2019, 91 min), filme dirigido por André Guerreiro Lopes e Rodrigo Campos.

Com foco no tempo que brota da interação de um arquivo pessoal inédito com novas filmagens, o documentário ilumina a personalidade inquieta e a mente criadora do artista, encadeando pensamentos e memórias em associações inusitadas e reveladoras.

Muitas das obras que fazem parte da exposição estão sendo mostradas pela primeira vez ao público, como A Grande Rede, pintura realizada em 2023. Elas fazem parte da coleção particular de arte contemporânea de Justo Werlang.

Na abertura da exposição, em 15 de agosto, foi lançado o livro das obras de Siron Franco presentes na coleção, incluindo objetos, esculturas e pinturas, além de entrevistas e textos inéditos de Gabriel Pérez-Barreiro, Cauê Alves e Angel Calvo Ulloa.

Com cerca de 250 páginas, a publicação da editora Cosac Naify tem coordenação editorial de Charles Cosac, Fabiana Werneck e Gabriel Pérez-Barreiro. 

A linguagem visual de Siron oscila entre a figuração (em que as imagens são apresentadas com clareza) e as abstrações (em que a pintura não representa objetos do mundo, mas cria uma impressão geral e uma energia). Suas pinturas são frequentemente constituídas de muitas camadas que se sobrepõem, escondidas pela camada mais superficial e visível aos olhos do espectador.