Livros

Livro explora os muitos significados da liberdade

A publicação utiliza textos curtos e simples, mas está repleta de narrativas profundas

No livro Contos pra Libertar, de Rosa Scarlett, a liberdade tem muitos significados. Ela pode ser a busca por sucesso profissional, ou o ócio da aposentadoria. É a descoberta da própria identidade ao retornar às raízes, como também o distanciamento do núcleo familiar para fugir de um contexto de violência.

Entre os 18 contos apresentados, a obra atravessa o mesmo tema a partir de diferentes perspectivas: social, econômica, emocional, política e religiosa.

Em “O Poder das Letras”, um menino trabalha em uma plantação e nunca frequentou a escola. Quando o garoto se senta pela primeira vez em uma sala de aula e lê seu nome no quadro, percebe: liberdade é estudar.

Já “Política da Vida” conta a trajetória de um jovem rico e militante que se percebe prisioneiro ao descobrir a corrupção do pai. Construir novas relações em uma comunidade será seu ingresso na luta pela libertação.

Mulher negra, moradora de periferia e apaixonada por histórias, a escritora é inspirada por experiências individuais e profissionais, pela literatura e pela leitura da vida. Ela percorre assuntos como racismo estrutural, machismo, relacionamentos abusivos, desigualdades socioeconômicas, mercado de trabalho, exploração de terras indígenas, entre outras discussões recorrentes no país.

A publicação utiliza textos curtos e simples, mas está repleta de narrativas profundas sobre conflitos humanos. Rosa Scarlett explicita: “A ideia do livro surgiu para que pudéssemos pensar em diferentes caminhos, ainda que nos digam ‘sempre foi assim’. Muitas coisas podem ser transformadas e redefinidas. A nossa humanidade nos permite caminhar e lutar para quebrar as amarras que nos aprisionam”.