As praias em que foram detectadas manchas de óleo estão em cinco municípios do estado: Salvador, Cairu, Jaguaripe, Vera Cruz e Valença. “São manchas na zona costeira, nas praias, e apenas uma mancha próxima da primeira praia de Morro de São Paulo. Fora isso, as demais manchas são encontradas na parte de praia", segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins.
A Marinha do Brasil está acompanhando, desde o início, o incidente de aparecimento de óleo em praias do litoral da Bahia. “O Comando do 2º Distrito Naval, juntamente com a Capitania dos Portos da Bahia, mobilizou meios e pessoal, desde o dia 10 de setembro, para a coleta de amostras e levantamento de dados. Hoje, fizemos uma reunião muito proveitosa com o Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia para apresentarmos as ações da Marinha, planejarmos os próximos passos e reforçar o trabalho conjunto”, disse o vice-almirante Antonio Carlos Cambra, comandante do 2º Distrito Naval.
O Governo do Estado, por meio de uma ação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizou a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) neste sábado (16) para as prefeituras de Cairu e Valença.
A medida visa apoiar as operações de limpeza das praias afetadas pela persistente mancha de óleo no litoral da Bahia, abrangendo a Área de Proteção Ambiental do Guaibim e a APA Tinharé Boipeba.
Dentre os itens fornecidos estão: big bag, bota em PVC, boné árabe, bloqueador solar, camisa UV, espátula de aço, pá e sacos plásticos.