Livros

Encontros ABL discute o erotismo na literatura

Pelo segundo ano, Academia de Letras da Bahia realiza, no Dia do Sexo, encontro virtual sobre o tema

Foto: Divulgação
Encontros de subversões eróticas

A Academia de Letras da Bahia (ALB) anuncia o Encontros de 6/9, evento virtual que explora o erotismo na literatura baiana. A segunda edição do programa será transmitida pelo canal da ALB no YouTube, em 06 de setembro, a partir das 23h. A classificação indicativa é para maiores de 18 anos.

Nesta edição, a conversa girará em torno do tema do homoerotismo na literatura baiana. Participarão do evento Márcio Junqueira, professor, poeta e artista visual, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBA, e Marcus Vinícius Rodrigues, vice-presidente da ALB e autor de obras como "O mar que nos abraça" e "Café Molotov".

Márcio Junqueira é reconhecido por suas pesquisas em temas como homoerotismo, escritas de si e subjetividades negras. Suas publicações incluem "Sábado", "Lucas" e "voilà mon coeur". Além de seu trabalho literário, Junqueira também teve participações notáveis em exposições de arte, tanto nacional quanto internacionalmente.

Marcus Vinícius Rodrigues é autor de contos e obras que exploram a diversidade de experiências humanas, incluindo o erotismo. Um de seus contos, "A omoplata", foi premiado no Concurso Nacional de Contos Newton Sampaio, edição 2009.

Durante o evento, os escritores compartilharão seus processos criativos, influências e perspectivas sobre o homoerotismo na literatura baiana. A programação também incluirá a leitura de poemas e trechos de prosas autorais. 

O projeto Encontros de 6/9 tem frequência anual, sempre no dia 06 de setembro, trazendo dois escritores para dialogar sobre a relação entre erotismo e literatura. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Márcio Junqueira (Feira de Santana-1981) é professor, poeta e artista visual. Doutorando, na linha de Processos de criação Artística, do PPGAV da UFBA com projeto sobre masculinidades negras e homoerotismo. Desde 2005 desenvolve pesquisas e trabalhos em torno de temas como: homoerotismo; escritas de si; autoficção, educação e subjetividades negras. Atuando principalmente no campo expandido da literatura. Colaborou/ editou diversos projetos e individualmente publicou os seguintes volumes: “Sábado” (riacho/2019); “Lucas” (sociedade da prensa-Edtóra/ 2015); “voilà mon coeur” (Edições MAC/ 2010). Foi finalista do Prêmio Mix Literário (2020) com “Sábado”. Entre as exposições que participou destacam-se as recentes Salão de Artes da Bahia - 64 Edição - menção especial (2022); Utopia e distopia - Museu de Arte Moderna da Bahia, curadoria Daniel Rangel (2022) e Paraíso dos Marrecos, curadoria de Icaro Ferraz Junior, Galeria Fonte (2022). Em 2022 apresentou sua primeira exposição individual - Diário de Pegação, curadoria/texto Lia Krucken, no Instituto Guimarães Rosa- Luanda/ Angola. Integra (juntamente com Clarissa Freitas, Lucas Matos e Thiago Gallego) o coletivo Bliss não tem bis. Atua, desde 2012, como professor de Literaturas em Língua Portuguesa no campus XVIII da UNEB. Vive e trabalha em Salvador, BA.

O acadêmico Marcus Vinícius Rodrigues, vice-presidente da ALB, nasceu em Ilhéus-Ba. Publicou, entre outros, os livros “O mar que nos abraça” (contos, Ed. Caramurê, 2019) “Café Molotov” (contos, Editora 7Letras, 2018); “A eternidade da maçã” (contos, Editora 7Letras, 2016); “Arquivos de um corpo em viagem” (poesia, Editora Mondrongo, 2015); “Se tua mão te ofende” (novela, P55 Edições, 2014); Seu conto homoerótico “A omoplata” venceu o Concurso Nacional de Contos Newton Sampaio, edição 2009, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.

Anote

Encontros de 6/9: subversões eróticas - 2ª Edição

Data: 06/09/2022 (quarta-feira)
Horário: 23 horas
Local: youtube.academiadeletrasdabahia.org.br