O evento, nos dias 2 e 3 de setembro, reunirá no Hotel Mercure, no Rio Vermelho, 130 gatos de 13 raças diferentes, além dos SRDs (sem raça definida, popularmente conhecidos como “vira-latas”).
Os visitantes poderão ver de perto gatos de todos os tipos e tamanhos, conversar com criadores que dominam o assunto, trocar experiências, obter dicas de guarda responsável e dos melhores cuidados com os felinos.
O Instituto Patruska Barreiro, voltado à proteção animal, estará presente com a missão de encontrar um lar para os gatos acolhidos pela ONG.
Entre as raças em exposição, algumas ainda pouco conhecidas entre os brasileiros, como o Selkirk Rex (com seus pelos encaracolados), o Bengal (com pelagem que se assemelha a de um leopardo), o Maine Coon (também chamado de “gato gigante” ou “gigante gentil”), o Norueguês da Floresta (com pelos longos e aparência selvagem), o Oriental (muito esbelto, com orelhas grandes e variações de cores.
Todos os gatos inscritos no evento participam de um concurso de beleza felina e quem estiver por lá poderá acompanhar a disputa. Serão 4 juízes convidados do Brasil, Holanda e Itália que irão eleger os melhores exemplares e o grande campeão de cada dia com base em categorias que consideram raça, faixa etária e se baseiam nos critérios da FIFe – Fédération Internationale Féline.
Serão eleitos os melhores exemplares e o grande campeão de cada dia.