Adiberto de Souza

Secretarias são acusadas de esconder informações

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) foi à Justiça para obrigar que o governo de Sergipe respeite a Lei de Acesso à Informação. Segundo o parlamentar, as principais infratoras são as Secretarias da Fazenda, da Casa Civil e a Fundação de Cultura e Arte Aperipê.  

Assim como Passos, a também deputada estadual Linda Brasil (Psol) confirmou que tem recebido calado como resposta aos pedidos de informação feitos ao Executivo.

Ora, por que será que o governo Mitidieri está afrontando essa Lei, considerada um marco na transparência política e administrativa? O que tanto as duas secretarias e a fundação querem ocultar do Legislativo e dos contribuintes sergipanos?

Alguém precisa dizer aos auxiliares diretos do governador Fábio Mitidieri (PSD) que num regime democrático é inadmissível a tentativa de esconder o que se faz com os recursos públicos. Misericórdia!

Boa nova

Uma ótima notícia para a economia sergipana: a Unigel anunciou o reinício da produção de amônia e ureia na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) de Laranjeiras. A unidade voltará a produzir a partir de setembro próximo. Assim como a Fafen de Camaçari (BA), a de Sergipe teve a produção suspensa em junho último, sob a alegação de prejuízos causados pelo elevado preço do gás natural vendido pela Petrobras. Em plena operação, a fábrica de Laranjeiras tem capacidade de produzir 450 mil toneladas de amônia e 650 mil toneladas de ureia ao ano. Ah, bom!

Aborto clandestino

Até os 40 anos, uma a cada sete mulheres já fez aborto e, dessa porcentagem, 52% delas realizaram o procedimento antes de completarem 19 anos de idade. É o que revela a Pesquisa Nacional do Aborto, de 2021, feita pela Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Anis. Segundo o estudo, 43% das mulheres que abortaram precisaram ser hospitalizadas depois. Além disso, por ser realizado, muitas vezes, clandestinamente ou sem auxílio de um profissional, essas mulheres acabam passando por situações de risco. Crendeuspai!

Plantando verde

Embora não admitam em público, os políticos não perdem de vista as eleições de 2024. Nenhum assume que sonha, por exemplo, com a Prefeitura de Aracaju, mas ninguém desmente quando é citado como candidato à sucessão municipal. Esse reme-reme não acaba antes de janeiro do próximo ano. Até lá, os pretensos postulantes a cargos eletivos evitarão se expor, para não serem engolidos pelos adversários ou queimados pelo fogo amigo. Portanto, o pega-pra-capar só vai ocorrer mesmo quando se aproximarem as convenções. Aguardemos, portanto!

Pavimentando o futuro

O ministro Márcio Macedo (PT) transformou o gabinete dele, no Palácio do Planalto, numa embaixada de Sergipe. Sempre que vão à Brasília, prefeitos, vereadores, sindicalistas e pessoas do povo dão com os costados no Ministério do petista, que se empenha em viabilizar as mais diversas reivindicações. Deixando de banda a natural fidalguia de Márcio, essa presteza com os conterrâneos permite suspeitar que o ilustre está pavimentando o futuro político, se cacifando para disputar o governo de Sergipe em 2026. Portanto, se os governistas continuarem acreditando que o ministro sonha com uma cadeira no Senado, vão tomar um susto quando ele se candidatar a governador. Marminino!

Vaga de emprego

Alô, você que está desempregado: deve surgir em Sergipe, nos próximos dias, um bom emprego federal. Estamos falando da coordenadoria do Escritório Estadual de Desenvolvimento Agrário. O cargo ficará vago se o Tribunal Regional Eleitoral confirmar que o suplente Camilo Daniel (PT) ocupará uma das duas vagas abertas na Câmara de Aracaju com as cassações dos vereadores Fábio Meireles e Sávio Neto de Vardo da Lotérica – ambos do PSC. Filho do deputado federal João Daniel (PT), Camilo coordena o Escritório desde abril deste ano. E então, tá interessado nesse emprego federal? Basta ter QI de quem indica. Aff Maria!

Ódio na internet

Cerca de 63% das denúncias contra crimes cibernéticos estão relacionadas a discurso de ódio. O racismo corresponde a quase um terço dos conteúdos denunciados. Além disso, 69% das vítimas que procuram ajuda por bullying, perseguição e ameaças são mulheres. Segundo a Ong SaferNet, as páginas de pornografia infantil denunciadas somam mais de 20 mil. Só Jesus na causa!

Imprensa de luto

A imprensa sergipana foi surpreendida com a morte prematura do radialista e jornalista Augusto Júnior, 62 anos. Ele caiu no estacionamento do prédio onde morava, bateu com a cabeça no meio fio e teve uma parada cardíaca. Profissional especializado em esporte, Augusto Júnior dirigia a Rádio Jornal/FM há quase 40 anos. Quando sofreu o acidente, nesta sexta-feira, ele estava indo trabalhar na emissora, onde fazia um programa jornalístico todas as manhãs. Plagiando o escritor Machado de Assis: que a terra lhe seja leve, amigo!

Café suspenso

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), cancelou o café da manhã que oferecia à imprensa nesta sexta-feira. A medida foi tomada logo após ele ser informado da morte prematura do radialista e jornalista Augusto Júnior, diretor da Rádio Jornal/FM. Mitidieri ia reunir a imprensa sergipana para falar sobre os seis primeiros meses de gestão e fazer um balanço dos festejos juninos em Sergipe. Batizado de “Café ponto Gov”, o encontro com os jornalistas e radialistas ocorre esporadicamente, sempre num hotel da Orla de Atalaia. Então, tá!

Apaga velinhas

O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe está completando 111 anos. Para comemorar a data, a direção do IHGS reúne, nesta sexta-feira, seus sócios, admiradores e amigos da cultura e da memória de Sergipe. A celebração vai acontecer na Escola do Legislativo, centro de Aracaju. Na programação do evento cultural, constam apresentação musical, palestras e o lançamento do suplemento cultural Mandacaru. Fundado em 6 de agosto de 1912, o Instituto abriga em seu rico acervo livros, atas, mapas, leis, quadros, fotografias, jornais, revistas, cordéis, entre outros valiosos documentos. Prestigie!