No domingo do Dia dos Pais, o desafio foi acelerar por 174km de trechos cronometrados (Especial). A 2ª etapa do Rally dos Sertões foi bem mais curta do que a etapa anterior, mas não menos exigente.
Além dos trechos estreitos, sinuosos, pedras, os competidores tiveram um retão de 13km. Após dois dias concluídos, os goianos Lélio Jr/Weberth Moreira #321 seguem líderes nos Carros T4. A dupla da Fifi Rally Team venceu o Prólogo e a 1ª etapa na categoria.
Nesta 2ª etapa fecharam a Especial em 2º na categoria, pois o mesmo problema do dia anterior os fez perder aproximadamente 40 minutos. O piloto explica o que houve com o Can-Am Maverick X3: “A correia estourou já no início da Especial e levamos 29 minutos nesta troca e voltamos para a prova. Mas novamente a correia estourou e tivemos de parar. No total perdemos quase 45 minutos, ainda assim, completamos e seguimos líder na T4.”
Segundo o navegador, a revisão será total. “A equipe está trabalhando na revisão e nos reparos para gente ter um pouco mais de performance. Mas com a troca do CVT acreditamos que o problema se resolverá e a expectativa é passarmos dois dias sem manutenção, até terminar a etapa Maratona”, ressalta o navegador Weberth Moreira.
Tricampeão no Sertões, em diferentes categorias nos Carros, o piloto Lélio Jr tem mais de duas décadas na competição e já passou muito perrengue também durante as Especiais. Após quatro edições competindo nos UTVs, ao lado de Moreira, nesta 31ª edição retornou para os Carros, mas na categoria T4.
Nesta segunda-feira, 14, tem início a etapa Maratona na qual os veículos não podem receber apoio mecânico externo. O destino será Xique-Xique, na Bahia, e todos os competidores ficarão acampados em barracas. A Maratona termina somente na terça-feira, quando o rali retorna a Petrolina. Na 3ª etapa os carros percorrerão um total de 468 km, já motos, UTVs e quadriciclos 511 km.
Resultado Etapa 2 – Petrolina – Petrolina/PE (Raso da Catarina - 12/8)
Carros - T4 (três primeiros)
1) Patrícia Palma/Alison Pedroso – 3h07min12seg
2) Lélio Jr/Weberth Moreira – 3h11ming40seg
3) Joaquim Monteiro/Rodrigo Melo – 3h24min40seg
Resultado acumulado, após duas etapas (Carros T4)
1) Lélio Jr/Weberth Moreira – 8h03min17seg
2) Patrícia Palma/Alison Pedroso – 8h43min15seg
3) Joaquim Monteiro/Rodrigo Melo – 12h24min40seg
Roteiro Rally dos Sertões 2023 (11 a 19/8)
14/8 – Terceira etapa: Petrolina / Xique-Xique (BA) (Maratona)
DI: 73 km / SS: 355 km / DF: 40km – Total: 468 km
15/8 – Quarta etapa: Xique-Xique / Petrolina (Maratona)
DI: 0 km / SS: 324 km / DF: 290 km – Total: 613 km
16/8 – Quinta etapa: Petrolina / Crato (CE)
DI: 66 km / SS: 213 km / DF: 215 km – Total: 494 km
17/8 – Sexta etapa: Crato / Sobral
DI: 154 km / SS: 207 km / DF: 312 km – Total: 673 km
18/8 – Sétima etapa: Sobral / Cruz
DI: 83 km / SS: 226 km / DF: 49 km – Total: 357 km
19/8 – Oitava etapa: Cruz / Cruz (Preá)
DI: 51 km / SS: 160 km / DF: 26 km – Total: 237 km
* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final
Distância total: 3800 km
Especiais: 2080 km

Pro Brasil
A dupla principal da Accert Competições recuperou o fôlego e retomou a liderança da categoria da Pro Brasil, durante a segunda etapa do Sertões 2023. Cristiano Rocha e Anderson Geraldi foram os mais rápidos do dia e finalizaram os 174 quilômetros de trecho cronometrado deste domingo (13) em 2h41m54s46. No acumulado, o conjunto da Mitsubishi L200 Triton CR #371 soma 8h02m17s59.
A segunda especial do Sertões 2023, novamente em laço, foi curta, mas não menos desafiadora, principalmente para os navegadores. O trajeto começou com pistas sinuosas, depressões e erosões. Um percurso que foi um verdadeiro labirinto, bastante dificultoso. Na parte final, uma longa reta rápida de 13 quilômetros, que varia de piso, alternando entre o arenoso e o chão batido com piçarras e pedras. Todo cuidado foi pouco para que o equipamento saísse inteiro deste trecho cronometrado.
“Foi uma prova no estilo da Mitsubishi Cup, que gosto muito de fazer. Muita referência curta, bem travadinha. Depois veio uma reta estreita em que aceleramos bastante. O carro tá ótimo e se portou bem. Estamos preparados para a etapa duríssima que será a Maratona”, afirma o piloto Cristiano Rocha.
Nas outros carros da Accert Competições, Victor Pudell e Claudemir Hubner, do Sherpa Protótipo #359, mantiveram a terceira posição na Pro-Brasil, com 3h12min23s40. Paulo Pichini e Paulo Bomba Simões com seu Mitsubishi L200 Triton EVO #307 ficaram com o nono tempo da categoria T1, finalizando a especial do dia em 2h54min49s10.
O desafio agora serão as duas pernas da Maratona – trecho cronometrado em que o conjunto piloto e navegador não podem receber nenhum auxílio de seu apoio técnico, dependendo exclusivamente de si mesmos para solucionar problemas com o veículo. Na primeira, disputada nesta segunda-feira, serão 105 quilômetros de deslocamento, somando inicial e final, e mais outros 404 de especial.
1) #371 Cristiano Rocha/ Anderson Geraldi, BRA, Accert Competições, Mitsubishi L200 Triton CR, 02h41m54s46
2) #352 Bartolomeu Nunes/ Luan Duarte, BRA, Faster Rally Team, Mitsubishi L200 Evolution, 02h47m53s08
3) #359 Victor Pudell/ Claudemir Hubner, BRA, Accert Competições, Sherpa Protótipo, 03h12m23s40
4) #343 Marcos Regadas/ João Afro , BRA, Maranhão FD Rally, Mitsubishi L200 Triton RS, sem tempo
Classificação acumulada, após duas etapas (Pro Brasil):
1) #371 Cristiano Rocha/ Anderson Geraldi, BRA, Accert Competições, Mitsubishi L200 Triton CR, 08h02m17s59
2) #352 Bartolomeu Nunes/ Luan Duarte, BRA, Faster Rally Team, Mitsubishi L200 Evolution, 08h06m20s25
3) #359 Victor Pudell/ Claudemir Hubner, BRA, Accert Competições, Sherpa Protótipo, 10h42m23s40
4) #343 Marcos Regadas/ João Afro , BRA, Maranhão FD Rally, Mitsubishi L200 Triton RS, sem tempo
Roteiro completo do Rally dos Sertões 2023:
14/8 – Terceira etapa: Petrolina – PE/Xique-Xique – BA (Maratona – Ida)
DI: 74 km | SS: 404 km | DF: 31 km | Total: 509 km.
15/8 – Quarta etapa: Xique-Xique– BA/Petrolina – PE (Maratona - Volta)
DI: 0 km | SS: 324 km | DF: 290 km | Total: 614 km.
16/8 – Quinta etapa: Petrolina – PE /Crato– CE
DI: 66 km | SS: 213 km | DF: 215 km | Total: 494 km.
17/8 – Sexta etapa: Crato/Sobral – CE
DI: 154 km | SS: 207 km | DF: 312 km | Total: 673 km.
18/8 – Sétima etapa: Sobral/Cruz – CE
DI: 83 km | SS: 226 km | DF: 49 km | Total: 357 km.
19/8 – Oitava etapa: Cruz/Cruz – CE (Praia do Preá, Laço 3)
DI: 51 km | SS: 160 km | DF: 26 km | Total: 237 km.

Carros: prova curta e difícil
“Muito tenso e com a adrenalina a mil”. Foi assim que Gunter Hinkelmann definiu resumidamente a segunda etapa do Sertões 2023, disputada neste domingo (13). Ao lado de Fabrício Bianchini, o piloto da MSL Rally completou os 174 quilômetros de especiais em 2h30m04s80, deixando o conjunto formado com a picape Ford Ranger #388 da equipe com o quarto melhor tempo do dia entre os carros da T1-FIA. No acumulado da categoria, a dupla ocupa a quinta posição com 07h21min26s27.
A segunda especial do Sertões 2023, novamente em laço, foi curta, mas não menos desafiadora, principalmente para os navegadores. O percurso começou com pistas sinuosas, depressões e erosões. Um percurso que foi um verdadeiro labirinto, bastante dificultoso. Na parte final, uma longa reta rápida de 13 quilômetros, que varia de piso, alternando entre o arenoso e o chão batido com piçarras e pedras. Todo cuidado foi pouco para que o equipamento saísse inteiro deste trecho cronometrado.
“Foi tanta adrenalina que fez até esquecer o calor. A navegação exigiu bastante. Uma entrada errada poderia comprometer a corrida. Mas eu estava bem acompanhado e deu tudo certo. Nos 30% finais de corrida foi ‘pé no porão’, acelerando muito e chegamos a 170 km/h, mas tenso, sem nenhuma referência e com atenção redobrada o percurso todo para que o equipamento aguentasse bem. E deu certo”, comemora Hinkelmann, piloto americano radicado na capital paulista.
O desafio agora serão as duas pernas da Maratona – trecho cronometrado em que o conjunto piloto e navegador não podem receber nenhum auxílio de seu apoio técnico, dependendo exclusivamente de si mesmos para solucionar problemas com o veículo. Na primeira perna, disputada nesta segunda, serão 105 quilômetros de deslocamento, somando inicial e final e mais outros 404 quilômetros de especial.
Ao todo, o roteiro do Sertões 2023 terá 3.800 quilômetros, dos quais 2.080 cronometrados, cortando Pernambuco, Bahia e Ceará, num trajeto de altíssimo grau de pilotagem, com subidas e descidas de serras, trial, areia, pedras e especiais com poucas retas e poucos pontos de ultrapassagem. Após as oito etapas, a competição terminará no dia 19 de agosto, na Praia do Preá, na cidade de Cruz, no Ceará.
Para a disputa dos Sertões, a MSL Rally é patrocinada pela MSL Corporate e pela Bandeirantes Deicmar Logística Integrada, com apoio de Sparco e Motul.
Confira o resultado da segunda etapa nos carros, categoria T1 FIA (Extra oficial):
1) #305 Marcelo Gastaldi/ Cadu Sachs, BRA, Baja Tek, Century Racing CR6-T, 02h23m45s70
2) #310 Guiga Spinelli/ Paulo Fiuza, BRA, Mitsubishi Spinelli Racing, Mitsubishi Triton Sport Racing, 02h25m27s20
3) #333 Dan Nacif/ Fred Budtikevitz , BRA, X-Rally Team, Ford Ranger, 02h26m41s70
4) #388 Gunter Hinkelmann/ Fabrício Bianchini, BRA, X-Rally Team, Ford Ranger, 02h30m04s80
5)#348 Carlos Ambrósio/ Luiz Afonso Poli, BRA, Baja Tek, Century Racing CR6-T, 02h36m17s80
6) #311 Glauber Fontoura/ Fernado Toshio Abe, BRA, FD Rally Team, Toyota Protótipo, 02h42m43s00
Acumulado após a segunda etapa nos carros, categoria T1 FIA (Extra oficial):
1) #305 Marcelo Gastaldi/ Cadu Sachs, BRA, Baja Tek, Century Racing CR6-T, 06h52m44s41
2) #333 Dan Nacif/ Fred Budtikevitz , BRA, X-Rally Team, Ford Ranger, 06h55m53s34
3) #310 Guiga Spinelli/ Paulo Fiuza, BRA, Mitsubishi Spinelli Racing, Mitsubishi Triton Sport Racing, 07h06m49s58
4)#348 Carlos Ambrósio/ Luiz Afonso Poli, BRA, Baja Tek, Century Racing CR6-T, 07h18m05s43
5) #388 Gunter Hinkelmann/ Fabrício Bianchini, BRA, X-Rally Team, Ford Ranger, 07h21m26s27
6) #311 Glauber Fontoura/ Fernado Toshio Abe, BRA, FD Rally Team, Toyota Protótipo, 07h27m35s81