A acessibilidade para todos é uma das marcas da Festa Literária Internacional do Pelourinho - FLIPELÔ, que vai acontecer de 9 a 13 de agosto no Centro Histórico de Salvador. A sétima edição da festa literária conta com o Espaço Inclusão, que tem o objetivo de agregar diversos segmentos ligados à área da inclusão social, valorizando as habilidades de crianças e jovens com deficiência.
Busca ainda chamar a atenção da sociedade para o fato de que a PCD - Pessoa com Deficiência também tem direito aos espaços culturais. “A ideia é mostrar à sociedade que a pessoa com deficiência também produz e consome arte. Que ela tem o direito de ter acesso aos espaços culturais da cidade”, ressalta Daiane Pina, coordenadora do Espaço Inclusão da FLIPELÔ.
O Espaço Inclusão este ano estará localizado no Largo Terreiro de Jesus, no Pelourinho, e terá ações como roda de conversa e lançamento de livros com autores com deficiência, teatro com professores surdos, roda de conversa com jovens autistas sobre suas percepções do futuro, apresentações de trabalhos de fotógrafos autistas e show voz e violão voz e violão com cantora autista.
Haverá também uma oficina de adaptação do livro de Mabel Velloso, ‘Livro Acessível – Caixinha de Fósforo’, para as mães e seus filhos com microcefalia, a participação de atletas PCDS e roda de conversa com mulheres do Movimento POP RUA, sempre contando com tradução em LIBRAS e audiodescrição. Também serão realizadas atividades voltadas ao tema da inclusão e acessibilidade na Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho.
Veja a programação completa:
Terreiro de Jesus
Dia 11/08
– Roda de Conversa sobre Capacitismo, das 9h às 13h;
– Apresentação da peça teatral “Beijo de Línguas: quando os poetas surdos e ouvintes se encontram”, das 13h às 18h;
Dia 12/08
– Aulas de xadrez ministrada por enxadristas cegos da ABACCI, das 9h às 18h;
Dia 13/08
– Remo Sem Fronteiras, das 9h às 18h.
Fundação Casa de Jorge Amado
Dia 10/08 (quinta-feira)
— 9h, roda de conversa com autores com deficiência, no Café Zélia Gattai;
— 13h30 às 15h30, na Sala Myriam Fraga, oficina: ‘Livro Acessível – Caixinha de Fósforo’, de Mabel Velloso. Facilitadoras: Flavia Mendonça (BA) e Lucélia Fernandes (BA). Mediação: Daiane Pina (BA)
Dia 12/08 (sábado)
— 13h30 às 15h, na Sala Myriam Fraga, oficina de mostra fotográfica ‘TEApolitano’, com imagens produzidas por jovens autistas do Projeto FAMA. Abertura com voz e violão de uma cantora autista, roda de conversa com jovens autistas sobre suas percepções do futuro, apresentação da exposição fotográfica e encerramento com voz e violão de uma cantora autista;
— 15h40 às 17h40, na Sala Myriam Fraga, oficina ‘Roda de Poesia Surda’, com o professor surdo e professora de libras
Nanci Araújo Bento (BA) e Elinilson do Espirito Santo Soares (BA).