O Steal the Look – plataforma de conteúdos de moda, beleza e lifestyle do Brasil, lançou o canal ‘Look do Cria’, projeto colaborativo dedicado a dar visibilidade à conteúdos, tendências e inspirações de moda e cultura com autoria exclusiva de pessoas periféricas.
O “Look do Cria” nasce no Instagram, Tik Tok e Pinterest (@lookdocria em todas) e também será desdobrado como uma nova editoria no site do Steal the Look. O nome do projeto é uma analogia à gíria “Cria”, utilizada para se referir às pessoas que nasceram, cresceram e vivem nas periferias, conhecendo todos da comunidade, e também à famosa expressão ‘Look do Dia’ - tipo de conteúdo muito reconhecido entre os amantes e criadores de conteúdo de moda.
A ideia é que pessoas da periferia compartilhem seus conteúdos de moda e lifestyle através do perfil Look do Cria, que será responsável por fazer uma curadoria das publicações nas redes sociais. Todos os interessados devem compartilhar seus looks por inbox no perfil do Instagram do projeto.
Mayra Souza, colaboradora do Steal the Look e moradora do Capão Redondo, um dos bairros periféricos mais conhecidos da capital paulista, passou pela experiência de não encontrar referências que se conectassem com a sua realidade periférica - especialmente no universo da moda.
“A favela é o berço da cultura brasileira, muitas tendências são popularizadas dentro das periferias, mas infelizmente, só se tornam referência por meio de corpos brancos. Por isso considero que o principal ponto desse projeto é o cunho colaborativo, de estimular as pessoas da favela a compartilharem a moda real, da vida real, com as referências do contexto de cada um para retomarmos o protagonismo dessa narrativa, que é originalmente periférica”, afirma Mayra.
Hoje, mais de 17 milhões de pessoas moram em aproximadamente 14 mil favelas no Brasil (dados do Instituto Data Favela). Somada, essa população representaria o terceiro estado mais populoso do país. Esses dados refletem a necessidade urgente de jogar luz sobre diversas formas de arte - especialmente a moda -, criadas por comunidades periféricas, mas que, na grande maioria das vezes, só conquistam notoriedade quando são publicizadas por pessoas brancas e de alto poder aquisitivo.
“É nossa responsabilidade, enquanto comunicadores, abrir espaço para pessoas periféricas, que são a maioria minorizada da nossa população, para que elas mostrem sua força e potência expressada por meio da moda e de tantas outras formas. Através do Look do Cria, queremos potencializar talentos e dar cada vez mais espaço e visibilidade para pessoas das periferias do Brasil. Esperamos contribuir para que elas sejam reconhecidas pelas referências criativas de que são responsáveis e que na maioria das vezes são creditadas a outras parcelas da sociedade”, explica Manuela Bordasch, fundadora e CEO do Steal the Look.
O Look do Cria terá o apoio da Digital Favela, plataforma pioneira de influência, que gera conexão da cultura e oportunidades da favela entre as vozes potentes desses territórios e as marcas. O papel da Digital Favela é estimular que parte de sua base de influenciadores produzam conteúdos, estimulando o desenvolvimento do movimento. "O 'Look do Cria' é uma iniciativa legítima e transformadora que busca amplificar e valorizar a criatividade da favela, trazendo as tendências e inspirações de moda e cultura com autoria exclusiva de pessoas periféricas. É dar o devido espaço dessa narrativa originalmente periférica e mostrar ao mundo a moda real, da vida real, que emerge das comunidades. Nossa contribuição será fortalecer o talento das quebradas, assegurando o reconhecimento das suas valiosas referências criativas, que infelizmente costumam ser direcionadas ao asfalto. Estamos comprometidos em potencializar esses talentos e proporcionar a visibilidade merecida, para que sejam celebrados como os verdadeiros protagonistas das suas próprias histórias." - completa Guilherme Pierri, CoCEO da Digital Favela.
Steal The Look
Fundado em 2012 por Manuela Bordasch, o Steal the Look é uma plataforma de conteúdos sobre moda, beleza e lifestyle. A empresa traz as principais tendências para informar e inspirar mulheres que desejam expressar sua personalidade por meio de uma moda acessível e democrática. A plataforma está presente em todas as mídias digitais, como o site, Instagram, TikTok, Facebook, Pinterest, YouTube e alcança mais de 6,5 milhões de pessoas por mês.