Nordeste

Série da Eco Nordeste vence Prêmio BNB de Jornalismo

A série premiada contribuiu para a divulgação do Plano Nordeste Potência

Foto: João Saraiva | Divulgação
Maristela Crispim e Alice Sales

A série de reportagens “Caravana Nordeste Potência”, de autoria da jornalista Maristela Crispim, fotografia de Alice Sales e arte de Flavia P. Gurgel, da Agência de Conteúdo Eco Nordeste, conquistou o Grande Prêmio Nacional Banco do Nordeste de Jornalismo – edição 2023. A premiação foi anunciada na noite de quinta-feira (27), durante o 29º Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, realizado na sede da instituição financeira, em Fortaleza (CE).

Ao receber o prêmio das mãos do superintendente de Marketing e Comunicação do BNB, Franklin Paiva, Maristela Crispim, editora-chefe da Eco Nordeste e diretora executiva do Instituto Eco Nordeste, também responsável pelos textos da série de reportagens premiada, destacou a importância do jornalismo independente na cobertura de temas regionais. “O jornalismo independente pode tudo e ele está se regionalizando e se especializando e tem coberto muito essa área de desenvolvimento. No nosso caso, que trabalhamos com o jornalismo de soluções, que apresenta problemas e mostra caminhos para o desenvolvimento, é muito interessante porque é exatamente o que combina com a linha de atuação do Banco do Nordeste, que é estimular um desenvolvimento sustentável regional”, diz Maristela.

Neste ano, o Grande Prêmio, que representa a categoria Nacional da premiação, teve como objetivo contemplar trabalhos jornalísticos alinhados ao tema “A importância do Jornalismo para o desenvolvimento regional”. Publicada pela Eco Nordeste, em setembro de 2022 a série premiada contribuiu para a divulgação do Plano Nordeste Potência, que preconiza o desenvolvimento verde, com a recuperação do passivo socioambiental e a ampliação das fontes de energia renovável de forma justa e inclusiva na Bacia do Baixo São Francisco e no restante do Nordeste, resultado de uma coalizão de quatro organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima (CBC), Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e Instituto ClimaInfo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

As reportagens, seis no total, mais seis webstories, são resultado da cobertura de uma expedição na qual as jornalistas Maristela Crispim e Alice Sales participaram a convite do Instituto ClimaInfo. Ao todo, a Caravana Nordeste Potência percorreu 2.830 quilômetros, entre 29 de agosto e 9 de setembro de 2022, por diversos municípios de Alagoas, Bahia e Pernambuco, ouvindo populações tradicionais, pesquisadores e outros atores que ajudam a compreender o processo de construção do que hoje é a Bacia do Baixo e Submédio São Francisco e como a região pode se desenvolver de forma menos impactante, ao considerar seus potenciais e tudo que foi feito até aqui.

“Já nos sentimos premiadas com o convite, pelo Instituto ClimaInfo, para acompanhar e cobrir a Caravana Nordeste Potência, uma maravilhosa oportunidade de enxergar e mostrar uma parte da Bacia do Velho Chico sob a perspectiva de como atores regionais podem contribuir para o Desenvolvimento Sustentável regional. A notícia do Prêmio BNB vem confirmar que o nosso investimento no Jornalismo de Soluções é um caminho sem volta e que pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento regional sob a perspectiva da sustentabilidade”, afirma, Maristela Crispim.

Alice Sales, repórter autora das fotografias que ilustram a série, considera que a cobertura da Caravana Nordeste Potência foi um marco importante em sua trajetória como jornalista: “Transmitir o meu olhar sobre a paisagem e as pessoas do Vale do Rio São Francisco, por meio da fotografia, foi, sem dúvida, uma experiência muito especial. Vencer um prêmio em reconhecimento a esse trabalho é mais uma alegria que temos, e é também relevante por dar voz e vez ao jornalismo independente que a gente faz”.

Além do prêmio concedido à Eco Nordeste o Prêmio BNB de Jornalismo 2023 entregou outros cinco prêmios nacionais por mídia, onze prêmios estaduais considerando a área de atuação da instituição, um prêmio extrarregional e um prêmio universitário. Ao todo foram concedidos R$ 234 mil em prêmios. Concorreram nesta edição 233 trabalhos profissionais e universitários, veiculados em território nacional entre 1° de janeiro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023.

Entre os vencedores, há duas iniciativas de jornalismo digital independentes que fazem parte da Associação de Jornalismo Digital (Ajor). Além da Eco Nordeste, a Piauí Negócios venceu o Prêmio Estadual do Piauí.