Palco

Saiba o que entra em cena em Salvador!

Confira a programação em nosso Guia das Artes Cênicas

Foto: Divulgação
Ópera da Independência

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“2 de Julho – A Ópera da Independência”

Dias 21 e 22 de julho, às 19h – Concha Acústica do Teatro Castro Alves

Dez anos depois da sua primeira apresentação, a peça musical “2 de Julho – A Ópera da Independência” volta a ser encenada em solo baiano. Com texto de Cleise Mendes e sob a direção de Paulo Dourado, o público vai conferir duas apresentações nos dias 21 e 22 de julho (sexta-feira e sábado), às 19 horas. A entrada é franca e os ingressos serão disponibilizados pelo Sympla e pela bilheteria do TCA. A montagem atual é uma iniciativa do Governo da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), integrando o Plano de Ações em comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia e tem apoio cultural das Voluntárias Sociais da Bahia, Bonfim Têxtil e do Centro Técnico do TCA.

O espetáculo “2 de Julho – A Ópera da Independência” trata sobre a valorização da Bahia no desfecho para tornar o Brasil uma nação independente. No elenco, atores e atrizes dão vida aos heróis e heroínas da liberdade. Como narrador onisciente dos acontecimentos, estará Castro Alves. O poeta será interpretado por Daniel Farias, Maria Felipa será vivida por Bárbara Borgga, Carlos Betão será Dom João Madeira de Mello. Além de Márcia Andrade, Evelin Buchegger, Diogo Lopes, Lucio Tranchesi, Marcelo Augusto e Marcelo Flores que também compõem o elenco ao lado do ator e produtor do espetáculo Dody Só, que interpreta o personagem Ninguém. Dançarinos coreografados por Jorge Silva também vão imprimir o ritmo do musical, que tem a direção musical da montagem assinada pelo cantor e compositor Gerônimo Santana.

“2 de Julho – A Ópera da Independência” é a mais recente obra incorporada ao Projeto Teatros do Tempo, comandado pelo ator e produtor Dody Só. A companhia conta, entre as suas produções, peças como Búzios – A Conspiração dos Alfaiates (1992), Canudos, A Guerra do Sem-Fim (1993), Lídia de Oxum – Uma Ópera Negra (1995) e A Paixão de Cristo (2011).

Entrada franca

Espetáculo Rainhas 

“Rainhas”

Dias 21,22 e 23 de julho, às 19h – Teatro Martim Gonçalves

Duas cabeças, uma coroa. Dois corações se equilibrando entre o dever, a justiça e a honra, e um machado da morte prestes a cair. Mary Stuart, rainha da Escócia, e Elizabeth I, rainha da Inglaterra, protagonizam disputas por poder, guerras religiosas, conflitos de sangue e um emaranhado de intrigas políticas que ultrapassam os tempos. Em Rainhas, duas atrizes jogam - entre elas, com as personagens e o público - para perguntar: é possível mudar o curso da história?

Direção: Walerie Gondim

Texto: Isabel Teixeira e Georgette Fadel

Elenco: Flora Rocha e Marina Lua 

Direção de Movimento e Coreografia: Daniela Botero

Assistência de Direção: Daniela Botero e Nanda Behrens

Trilha Sonora e Produção Musical: Thiago Ribeiro

Desenho de Luz: Victor Hugo Sá

Orientação: Gil Vicente Tavares, Eduardo Tudella, Agamenon de Abreu

Realização: Escola de Teatro da UFBA

Entrada gratuita - retirada de ingressos a partir das 18h, na bilheteria do teatro

Essa montagem é resultado do componente "Mostra de Direção Teatral - A Cena Aberta”, da Escola de Teatro da UFBA

 

“Maldita Seja”

Dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de julho, às 20h – Teatro Molière – Aliança Francesa, na Ladeira da Barra

Madrugada... o cenário é a cozinha de um casarão em uma cidade do interior onde as empregadas domésticas Cema e Nevinha viram a noite à espera das necessidades da casa que está em luto. Na sala de visitas o poderoso patrão é velado. Através do diálogo das duas mulheres, interpretadas pelas atrizes Vivianne Laert e Veridiana Andrade, o público vai conhecendo não só a história da família, mas percebendo como se estabelecem as relações entre seres humanos que comportam afeto, lealdade, mas também revelam a desigualdade social, a opressão feminina e o preconceito.

A peça “Maldita Seja” tem encenação assinada por Hyago Matos, duplamente indicado em 2022 ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria Revelação, pela direção das peças “Antígona” e “As Centenárias”. O espetáculo entra em cartaz às sextas, sábados e domingos, dias 21, 22 e 23, 28, 29 e 30 de julho, às 20h, no Teatro Molière-Aliança Francesa, Ladeira da Barra. Os ingressos custam R$40 (inteira) e R$ 20(meia) e podem ser comprados na bilheteria do teatro ou pelo sympla no link https://www.sympla.com.br/evento/maldita-seja/2059072.

Instagram:@_espetaculomalditaseja

Ingressos a R$40 (inteira) e R$ 20(meia), que podem ser comprados na bilheteria do teatro ou pelo sympla no link https://www.sympla.com.br/evento/maldita-seja/2059072.

Nesta temporada professores, empregadas e empregados domésticos terão direito à meia entrada no espetáculo. 

 

"R$1,99"

Dias 21 e 28 de julho, às 20h – Teatro Módulo, na Pituba

Após uma temporada de grande sucesso, o espetáculo "R$1,99" retorna ao palco do Teatro Módulo para mais uma série de apresentações! Escrito, dirigido, produzido e interpretado pelo ator Ricardo Castro, o espetáculo celebra 25 anos de sucesso com mais uma temporada especial. As apresentações serão realizadas todas as sextas-feiras, a partir de 14 de julho, às 20h. O ator promete, mais uma vez, emocionar e divertir o público com as notícias mais recentes do Brasil e do mundo, fazendo também uma retrospectiva desses últimos 25 anos.

Ingressos no Sympla ou na bilheteria do teatro - R$60,00 (inteira) e R$30,00 (meia)

 

“Vitória e o Trânsito na Sua Vida”

Dias 22 e 29 de julho, 04, 11,18 e 25 de agosto, às 20h - Teatro Sesi Rio Vermelho

Durante toda sua vida Vitória, uma agente de trânsito, trabalhou com a Educação para o Trânsito. Num contundente depoimento dado ao seu médico, interpretado por Elísio Melo, ela analisa as próprias memórias, clarifica os dilemas que viveu, pondera suas ações e os eventos que contribuíram para as decisões que toma. Este é o enredo da peça "Vitória e o Trânsito na Sua Vida", espetáculo solo do ator Elísio Melo, que também é autor do texto, e que fica em cartaz  nas sextas-feiras de julho e agosto no Teatro Sesi Rio Vermelho, sempre às 20h.

Comédia imersiva, “Vitória e o Trânsito na sua Vida” mostra como o trânsito atravessa a vida de Vitória de muitas formas, desde o seu nascimento prematuro provocado por um acidente de carro, até suas histórias de amor na vida adulta ou de pois que ela sofre um acidente e vira vítima do trânsito. O espetáculo propõe que o teatro também se mobilize para ajudar a prevenir acidentes de trânsito e assim salve vidas. “É importante conscientizar, também através do teatro, e mostrar que o trânsito é perigoso e que todos nós estamos sujeitos aos mesmos riscos. A Educação para o Trânsito é a solução para a existência de um trânsito seguro e o teatro, através deste espetáculo, estabelece com muito humor variáveis para uma mudança de comportamento humano no trânsito, afirma e ator e autor, que é pós-doutorando em Difusão do Conhecimento, Educação para o Trânsito e Políticas Públicas, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, além de possuir doutorado em Artes Cênicas pela Escola de Teatro, também da UFBA, com a tese intitulada "Educação para o Trânsito e Jogos Teatrais".

Ingressos R$ 40,00 / R$ 20,00 (meia)

Vendas: Sympla e Bilheteria do Teatro 

VENDAS: https://www.sympla.com.br/evento/comedia-imersiva---vitoria-e-o-transito-na-sua-vida/2019723

 Elísio Melo em cena - foto Victor Hugo 

"Fanta & Pandora, Uma Folia no Inverno"

Dia 22 de julho, às 19h – Teatro Módulo – Pituba

E, finalmente, Fanta Maria foi conhecer a cabeleireira de Pandora, nos Pernambués, o Salão CC. Parece ter gostado do que Corvina Ceiça fez em seu cabelo. Agora é ver se essa 'escova marroquina' dura até a próxima apresentação nesse sábado, dia 22 de julho em novo horário, às 19 horas, no Teatro Módulo.Juntem a família, chamem os amigos e levem as crianças pra uma hora e meia de boas gargalhadas com Fanta & Pandora, Uma Folia no Inverno, celebrando os 35 anos dos personagens de A Bofetada.

Ingressos R$ 60,00 / R$ 30,00 (meia)

Vendas: Sympla e Bilheteria do Teatro 

 

“Flor de Julho”

Dias 22 e 23 de julho - sábado, às 16h, e domingo, às 11h e 16h - Teatro Gregório Matos

A peça infanto-juvenil conta a história de Maria Flor, uma órfã que foge do Convento da Lapa com a amiga Maria Fidalga. Elas desejam participar dos movimentos pela Independência do Brasil na Bahia e no caminho recebem, de um "Menino Misterioso", o dever de entregar um bilhete secreto ao batalhão brasileiro que luta contra as forças militares lusitanas. A dramaturgia regata ainda alguns fatos históricos, como o episódio da Batalha de Pirajá, além de ficcionalizar algumas personalidades deste período: o Soldado Medeiros, um referência a Maria Quitéria, o corneteiro Luís Lopes, Vedeta é uma menção ao Bando das Vedetas comando por Maria Felipa. Importante destacar que o espetáculo não tem compromisso com os fatos históricos, no âmbito de uma cronologia ou reconto dos fatos, mas com os imaginários que representam esta história.

Ingressos R$40 (inteira) / R$20 (meia) no Sympla

 

“Cintilante”

Dias 22, 23, 29 e 30 de julho, às 20h – Teatro Sesc Senac Rio Vermelho

A manicure Leydyanne é um kit de esmaltes de muitas cores. Às voltas com seus atendimentos, ela acumula histórias, descobertas e filosofias de vida. É esta a personagem do solo “Cintilante”, peça teatral inédita idealizado pela atriz Cibele Marina e pelo dramaturgo Gildon Oliveira, sob direção de Tacira Coelho.

O projeto, iniciado em 2018, surgiu a partir do desejo de discutir os cárceres dos femininos, reais e subjetivos. A pesquisa para construção da obra começou dentro da penitenciária feminina de Salvador, onde o machismo e a misoginia tomam concretude ainda mais evidente. Os encontros com as mulheres ali encarceradas revelaram insubmissões e coragens, ensinando que o levante feminino é capaz de provocar rachaduras no sistema. Em meio ao cinza das grades, o ato insurgente de pintar as unhas logo se mostrou uma arma capaz de marcar o que é cada interna: escolher a própria cor significa enfrentar uma estrutura que insiste em anular suas identidades. Em “Cintilante”, tais estratégias de valorização de subjetividades e representações de realidades surgem como um motim contra silenciamentos, subalternidades e vulnerabilidades. Daí nasceu Leydyanne, uma manicure e pedicure de meia idade que, atravessada pelas memórias sobre sua mãe, uma mulher presidiária, exercita a liberdade e não se deixa aprisionar por nada e nem por ninguém.

Ingressos à venda pela plataforma Sympla - R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)

 

Cintilante - foto Ricardo Prado 

“Auto da Compadecida”

Dias 22, 23, 29 e 30 de julho, às 20h – Teatro do Centro Cultural Ensaio - Av. Leovigildo Figueiras - Ed. Pêssego, nº 58, Garcia

Devido ao grande sucesso da primeira temporada, em que todas as sessões teve seus ingressos esgotados, o espetáculo “Auto da Compadecida”, da obra de Ariano Suassuna, volta a cartaz no Centro Cultural Ensaio, localizado no bairro do Garcia, sob direção e encenação de Fábio Tavares (“Lenda das Yabás” [2012], “Fé” [2017], “Temporada Final” [2022] e “Navalha na Carne” [2023]).

O espetáculo ganhou uma pequena alteração na estrutura do seu roteiro, que inicia pelo fim, ou seja, as personagens já começam mortas, no céu, e a trama se desenrola contando como elas chegaram ali, dando ainda mais amplidão às peripécias dos dois anti-heróis, malandros e mentirosos, João Grilo e Chicó, criados pelo dramaturgo Ariano Suassuna. Isso permite uma dilação no tempo e a criação de situações inusitadas, que estavam contidas no subtexto, e que agora dão mais vida e comicidade a um texto que, por si, já garante boas gargalhadas da plateia. Serão duas sessões aos sábados, às 19h e às 20h30, e uma sessão aos domingos às 19h.

Ingressos - A preços populares, custam R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia), podem ser comprados pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/auto-da-compadecida-salvador-julho/2005610).
Central de Relacionamento - CCE+55 (71) 99716-7872 (WhatsApp)

 

“Dandara Terra dos Palmares ”

Dias 23 e 30 de julho, 06, 13,20 e 27 de agosto, às 11h - Teatro Sesi Rio Vermelho

“Dandara na Terra dos Palmares”, infantojuvenil produzido pela Arte Sintonia Companhia de Teatro, abre nova temporada no Teatro Sesi Rio Vermelho. Ao abordar a ancestralidade negra e trazer aos palcos o protagonismo da luta da heroína Dandara dos Palmares contra o racismo, o espetáculo traz à tona questões atuais inerentes à sociedade brasileira. A trama gira em torno da menina Dandara, que conhece o racismo na escola e, a partir desta cruel vivência, rejeita sua origem e o próprio nome. O enredo reflete a realidade de muitas vidas ao retratar a jornada de uma criança negra sábia.

Com texto de Antônio Marques e direção de Agamenon de Abreu, a encenação utiliza uma linguagem lúdica e poética para narrar a história da protagonista, que é cuidada por sua avó e tem um sonho envolvendo Palmares, um lugar onde ela se depara com a luta de seus antepassados. Nesse sonho, ela entra em contato com Dandara dos Palmares, uma guerreira e esposa de Zumbi dos Palmares, que se tornou um símbolo de força feminina. Esse encontro faz com que a Dandara criança passe a amar seu nome e admirar suas raízes.

Com canções originais de Emillie Lapa e Natalyne Santos, o espetáculo conta com um elenco formado pelas atrizes mirins Maria Alice Xavier e Yandra Góes, além dos atores da companhia Denise Correia, Gilson Garcia e Leonardo Freitas. Os atores Diogo Lopes Filho e Natalyne Santos também são convidados para integrar o elenco.

Ingressos R$ 40 (inteira )/ R$ 20 (meia) no Sympla ou na bilheteria do teatro   Classificação livre

 

“Jacinto Morto ”

Dias 26 e 27 de julho, às 19h - Teatro Gregório de Mattos

Quais são as nossas prisões? Quem nos colocou nelas? É na busca por respostas para essas perguntas que o espetáculo “Jacinto Morto” mergulha em uma jornada de reflexão sobre a condição humana. Em curta temporada no Teatro Gregório de Mattos nos dias 26 e 27 de julho, às 19h, a peça de estreia do diretor Leonardo Crusoé oferece uma nova roupagem a essa impactante narrativa, que foi sucesso de público durante sua primeira apresentação no Goethe-Institut.

Em uma cela opressora, dois homens protagonizam uma jornada intensa em busca de compreender as razões que os levaram a esse confinamento e desvendar o mistério por trás do desaparecimento de pessoas LGBT+ na cidade. Em uma mistura habilidosa de elementos do Mito da Caverna de Platão, influências do romance “Malone Morre” do escritor Samuel Beckett e reflexões de pensadores contemporâneos, "Jacinto Morto" promete envolver o público em uma experiência teatral cativante e provocativa, que questiona a condição humana e as amarras sociais que nos aprisionam.

O espetáculo é estrelado pelos atores Cicero Locijá (O Último Tolo Dinamarques) e Rapha Gouveia (A Matéria dos Sonhos), com assistência de direção de Terena França e produção de Roama. A revisão do texto foi realizada pelo diretor baiano Paulo Cunha e Eduardo Tudella no apoio de desenho de luz.

Entrada gratuita, retirada de ingresso 1h antes do espetáculo (sujeito à lotação)

Cicero Locijá e Rapha Gouveia - foto Roama 

“Maria AO VIVO! (ou Mamãe tá aqui)” 

Dia 27 de julho, às 20h – Teatro SESC Casa do Comércio

Depois de uma temporada de estreia com todas as sessões esgotadas, a atriz Maria Menezes volta a cartaz com a comédia “Maria AO VIVO! (ou Mamãe tá aqui)”, agora num espaço maior: o novo Teatro SESC-Casa do Comércio. Com encenação de João Sanches e texto construído numa parceria entre o diretor-dramaturgo e a própria atriz, o espetáculo tem encantado plateias de diferentes gerações através do humor e da delicadeza. Na peça,  Maria Menezes interpreta a si mesma e a diversas personagens, fazendo uma analogia entre as etapas mais importantes da sua vida e os ciclos da lavagem de roupa numa máquina de lavar. Misturando comédia e lirismo, vida real e ficção, Maria expõe vivências pessoais e percepções da mulher contemporânea, aproveitando sua experiência de escuta e de interação com o público das ruasas para tocar em temas como casamento, gravidez depois dos 40 e vida profissional. Leve e divertido, o espetáculo também tem emocionado as pessoas com suas reflexões poéticas sobre a existência humana e as escolhas da vida.

Ingressos no Sympla ou na bilheteria do teatro -  R$80,00 (inteira) / R$40,00 (meia)

Classificação 14 anos


"Quem É Você na Fila do Pão?"

Dia 27 de julho, às 20h – Teatro Sesi Rio Vermelho

“Quem É Você na Fila do Pão?” Confesse que de vez em quando você se pergunta... Mas não é preciso ficar angustiado, nem pagar psicanalista, basta ir assistir a comédia “Quem É Você na Fila do Pão?” que você rapidinho vai ficar bem, ou pelo menos dar boas gargalhadas. No espetáculo solo, que fica em cartaz todas as quintas-feiras de julho, sempre a partir das 20h, no Teatro Sesi Rio Vermelho, o ator Adriano Lima dá vida a Maria do Perpétuo Socorro, mulher que durante o confinamento imposto pela pandemia foi do céu ao inferno e saiu novinha em folha sabendo bem direitinho o lugar dela na fila do pão. Ela até inventou um jogo que mede o “quão baiano você é?” testando o conhecimento do público sobre as gírias regionais e os clássicos da Axé Music.

Atuando desde os anos 90, Adriano Lima é conhecido pelos sucessos "Graxeira, Graças a Deus!", "Hoje Eu Não Tô Boa!" e "Um Velório Muito Estranho". Ele assina a autoria e direção de “Quem É Você na Fila do Pão?”. A peça não é só uma comemoração aos 30 anos de carreira do artista, mas também uma celebração à vida, já que o ator, após uma grave internação por conta da Covid-19, voltou à cena com um espetáculo divertido, satírico e cheio de referências a seus personagens antigos, como a Minerva de “Graxeira, Graças a Deus” e a Wanda de “Hoje Eu Não Tô Boa”. Nesta temporada de verão de “Quem É Você na Fila do Pão?” Maria do Perpétuo Socorro finalmente sai do confinamento, faz suas primeiras saídas e se joga no carnaval.  “Quem É Você na Fila do Pão?” tem produção da Capricórnio Produções.

Ingressos R$50 (inteira) / R$25 (meia) à venda no Sympla e na bilheteria do teatro

Link do Sympla

https://www.sympla.com.br/curta-temporada---espetaculo-de-comedia---quem-e-voce-na-fila-do-pao__2016497

 

"Ninguém Sabe Meu Nome"

Dias 28, às 19h, 29, às 16h e 20h e 30 de julho, às 18h – Teatro do Goethe- Institut – Corredor da Vitória

Aclamado pelo público e pela crítica, o espetáculo “Ninguém Sabe Meu Nome” que tem circulado pelos palcos do Brasil, chega à Salvador para apresentação gratuita nos dias 28, 29 e 30 de julho. Idealizado e encenado pela atriz Ana Carbatti, o monólogo reflete sobre os códigos racistas tácitos da sociedade, seus impasses, impactos e possíveis propostas de reparo. Com texto de Ana Carbatti e dramaturgia de Mônica Santana, direção de Inez Viana e Isabel Cavalcanti, o espetáculo acontece dentro da programação do projeto Casa Mulher com a Palavra.

Numa conversa íntima com o público, Ana Carbatti representa Iara, uma mãe preta de meia idade que se pergunta como deve educar seu filho para enfrentar uma sociedade que não o reconhece como igual. Em cena, a atriz indicada ao Prêmio Shell e ao APTR pelo papel, se multiplica em muitas vozes e corpos, cujas expressões são as premissas do projeto.

Gratuito

Ingressos no Sympla

Obs: Sujeito à lotação do espaço. O público deve chegar com 30 min de antecedência.

 

Ninguém Sabe Meu Nome - foto Renato Mangolin

“Desmontando a Casa”

Dias 28 e 29, às 19h – Teatro Cambará da Casa Rosa

Questionamentos e reflexões sobre os componentes de construção de uma peça e sobre a estrutura social racista e misógina do Brasil estão no solo “Desmontando a Casa”, da atriz baiana Mariana Freire, estreada em 2022. A peça está na programação do Mês da Independência do Brasil na Bahia da Casa Rosa, ecoando a voz de uma mulher afroameríndia a respeito de sua experiência como artista. Em julho, serão duas sessões no Teatro Cambará, nos dias 28 e 29 (sexta e sábado), às 19h; em agosto, a temporada segue aos sábados, dias 5, 12, 19 e 26, no mesmo horário.

“Desmontando a Casa” é fruto da investigação da pesquisa de mestrado de Mariana e passa por uma análise acerca da construção dramatúrgica, da composição da personagem e da relação corpo-voz. A atriz se desmonta diante do público retomando memórias de uma época em que ela não se pensava como fruto de uma sociedade racista, misógina e classista. Assim, ela busca perceber, a partir de um olhar decolonial, o que instaurou o mal-estar em seu trabalho artístico, para observar e sentir o que causou (ainda causa?) angústia, medo e insegurança na sua expressão. A plateia é convidada, num jogo lúdico, a repensar se o ambiente teatral também precisa desmontar saberes eurocêntricos tidos como verdade universal. Auto-ódio, empoderamento, feminismo e autoamor são temas que surgem na dramaturgia.

Ingressos $ 40 (inteira) / R$ 20 (meia), com vendas antecipadas pelo Sympla. 

 

“Nunca Tive Nada Disso”

Dia 28 de julho, às 20h – Teatro Jorge Amado

Sucesso absoluto nas redes sociais pelos seus vídeos de receitas nada tradicionais, a humorista, blogueira e influenciadora digital, Scarlat Caluête apresentará em Salvador pela primeira vez o stand up “Nunca tive nada disso". A apresentação está marcada para o dia 28 de julho (sexta-feira), às 20h, no Teatro Jorge Amado. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou através da Sympla.

Trazendo a cultura nordestina para o palco, durante o espetáculo “Nunca Tive Nada Disso”, Scarlat divide com o público histórias e perrengues que passou na vida, trazendo histórias vividas no sítio de sua avó, com relatos reais de “Dona Sivirina”, mãe de Scarlat, com seu jeito descontraído de ser, arrancando muitas risadas da plateia.

Scarlat é natural de Campina Grande (PB), cidade onde também foi criada e vive até hoje. A humorista de 27 anos ganhou notoriedade e muitos seguidores, devido a forma nada tradicional, engraçada, curta e grossa de fazer receitas. A humorista participa constantemente de programas de TV e eventos na Paraíba, tendo sido mestre de cerimônia da maior festa de São João do Mundo, em Campina Grande, entre outras atividades.

Ingressos R$80,00 (inteira) / R$40,00 (meia) na bilheteria do Teatro e no Sympla

 

Notícias

Teresa Costalima estreia na literatura abordando o universo feminino

A conhecida dramaturga, diretora teatral e atriz Teresa Costalima lança no dia 25 de julho, às 19 horas, na Livraria Escariz, o livro de contos “Senhoritas Primavera”.  Trata-se da sua primeira incursão no universo literário, tendo como temática central o universo feminino: formando uma trilogia, seus contos propõem um mergulho no mundo das mulheres, com seus amores, suas realizações e seus tabus. Mulheres de diversas idades, origens, condições sociais, ambições e valores, mas que trazem em comum o fato de viverem “em um mundo ainda tão masculino”.

- Algumas personagens são idosas, falam da condição feminina em outros tempos, ainda mais repressores, outras são jovens e estão inseridas no mundo atual, com suas mães e avós já tendo passado por situações de opressão. Em um dos contos encontramos o paradoxo de uma mulher que quis ser libertária em seu tempo tornar-se repressora com as gerações seguintes”, analisa a autora, que diz ver os personagens “como figurinhas de um grande álbum sobre a condição feminina”.

Teresa Costalima tem se dedicado basicamente ao teatro, atuando como dramaturga, diretora e atriz. Formada pela Escola de Teatro da UFBA, dirigiu por 20 anos o Sitorne Estúdio de Artes Cênicas, escola especializada em formação de atores, em Salvador.  Foi também coordenadora do Projeto RETRATE, com atuação em 24 municípios no interior do estado.

Nos últimos anos tem se dedicado a projetos para a formação de plateias, como “Ação-Formação” e “Bairro-arte”, através do planejamento e execução de diversas ações para o fomento de plateia para teatro, dança, música e circo. Em paralelo as atividades educacionais e artísticas, desenvolve projetos para capacitação, reciclagem e treinamento profissional em empresas e instituições. Seu canal no Youtube, Teresa Costalima, é voltado para conteúdos artísticos e culturais.

Como autora este é o seu primeiro livro individual, mas Teresa já participou de uma coletânea resultante de um curso com a conhecida atriz e performer Denise Stocklos: “Voos Essenciais – Palavras Arregrais”, que foi lançado durante a pandemia da Covid 19. Ela define "Senhoritas Primavera" como um livro de prosa poética: "Conto histórias de maneira delicada, me valendo dos recursos do gênero lírico, como figuras de linguagem, sonoridade, imagens...".

5ª edição do Julho das Pretinhas: Festival de arte-educação voltado para crianças acontece em formato híbrido - O Julho das Pretinhas, Festival de Arte e Educação pensado para o público infanto-juvenil, pais e educadores, realiza sua 5ª temporada entre 25 e 29 de julho, se estabelecendo como um evento calendarizado baiano. A programação é inteiramente gratuita e acontece de forma híbrida, com mostras artísticas e intervenções lúdicas apresentadas virtualmente para todo o Brasil, através das páginas @calubrincante e @julhodaspretinhas, além de uma apresentação teatral que acontece na cidade de Palmeiras (BA) e uma programação paralela em Amélia Rodrigues (BA).

O Julho das Pretinhas toma como referência o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho, e nasce como iniciativa voltada ao público infanto-juvenil. A atriz, diretora, escritora e idealizadora do Projeto, Cássia Valle, afirma que a ideia é promover atividades lúdicas e educativas para que a criança reconheça e valorize a sua identidade afro-brasileira.

As intervenções artísticas acontecem nas páginas do projeto e são protagonizadas por crianças convidadas a mostrarem seu talento através da música, dança, teatro, contação de histórias e demais manifestações criativas. A programação inclui ainda a sessão “Fala Pretinhas”, com depoimentos de meninas falando de sua perspectiva sobre representatividade, e a contação de histórias, dessa vez com foco em Maria Felipa, uma das heroínas da história da independência da Bahia. Com o tema “Quem precisa importar heróis e heroínas se temos Maria Felipa?” Cássia Valle e Luciana Palmeira contam a história da líder quilombola no canal do youtube Calu Brincante.

O evento encerra de forma presencial na cidade de Palmeiras (BA) em uma “Tarde Pretinha”, com apresentação do Bailinho da Aziza na festa de encerramento da Flipazinha, dia 29 de julho (sábado). A programação também acontece presencialmente com atividades artísticas em Amélia Rodrigues, entre os dias 24 e 29 de julho.

Julho das Pretinhas - Ano V

> Programação Virtual

25 a 29 de julho nas páginas @calubrincante e @julhodaspretinhas

Intervenções Artísticas, Ocupação das páginas pelo Bonde da Calu, 

26 de julho - Falas Pretinhas com Cássia Valle e Luciana Palmeira no canal do youtube: Calu Brincantes

> Programação Presencial

29 de julho - Apresentação do Bailinho da Aziza na Feira Literária de Palmeiras (BA)

24 a 29 de julho programação em Amélia Rodrigues (BA). Programação pode ser acompanhada no site da prefeitura

Humorista Índio Behn apresenta espetáculo “Gratiluz com Dra. Rosângela” no Teatro Jorge Amado - Sucesso no humorístico A Praça é Nossa, do SBT, que também vem conquistando a internet e somando recordes de público no teatro, o humorista e músico Índio Behn, se apresenta pela primeira vez em Salvador, com o espetáculo “Gratiluz com Dra. Rosângela”. A apresentação acontece dia 12 de agosto (sábado), às 20h, no Teatro Jorge Amado. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou através da Sympla.

Drª Rosângela é uma personagem criada por Índio Behn com o intuito de fazer uma homenagem e uma sátira aos terapeutas, veganos e praticantes de Yoga. Com essa grande mistura nasceu o show de comédia Gratiluz, onde a Drª Rosângela faz piadas com diversas situações do cotidiano de um terapeuta, bem como canta paródias com acompanhamento de um ukelele, o qual é tocado pelo próprio artista. Em determinado momento do show, a Drª Rosângela chama alguém da plateia, ou um convidado especial que seja artista local, para realizar uma breve consulta no palco.

Em 2022, Gratiluz esteve em cartaz em alguns teatros e nos principais clubes de comédia do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Goiás para experimentar o texto do show. O lançamento oficial do show aconteceu em janeiro de 2023, junto à programação do festival Porto Verão Alegre, com 8 sessões esgotadas no Teatro CIEE. A procura pelo show foi tão grande que o festival solicitou mais duas sessões para encerrar o festival em um teatro maior, o Teatro AMRIGS, as quais se esgotaram em menos de 24h. O show recebeu uma placa em homenagem à maior bilheteria da edição do festival Porto Verão Alegre.

Comediante alemã Lea Maria apresenta stand up comedy pela primeira vez em Salvador - A comediante alemã Lea Maria chega pela primeira vez a Salvador, com o seu solo “Alemã de Cria: Testando Piadas”. Esta também será a primeira vez que Lea se apresenta em um teatro na capital baiana. A apresentação acontece dia 19 de agosto (sábado), às 20h00, no Teatro Jorge Amado. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou através da Sympla.

O novo solo aborda o Brasil segundo a alemã mais brasileira. Lea Maria conta a sua experiência no país em que ela se apaixonou há 6 anos atrás. Testando o novo material, ela fala sobre seus perrengues, choques culturais e as primeiras impressões da vida de solteira no Brasil.

Lea Maria é natural da Alemanha e vive atualmente em São Paulo. Desde 2015 está viajando o mundo e criando conteúdo em forma de imagens e vídeos. Lea entrou para a comédia em 2017, trabalhando na parte de produção de eventos. Em 2019, começou a fazer shows e se apresentar como comediante stand-up e desde então sua carreira não para de crescer.

“A Alma Imoral”, de Clarice Niskier, retorna a Salvador com apresentações no Teatro SESC Casa do Comércio - Comemorando 17 anos consecutivos em cartaz, desde sua estreia em 2006, o aclamado espetáculo teatral "A Alma Imoral", de Clarice Niskier, já visto por mais de 600 mil pessoas, retorna aos palcos baianos nos dias 25, 26 e 27 de agosto, sexta a domingo, no Teatro SESC Casa do Comércio. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou através da Sympla.

O texto é uma adaptação de Clarice Niskier para o teatro, a partir do livro homônimo do rabino Nilton Bonder, que explora questões existenciais e éticas através de uma narrativa repleta de poesia, humor e reflexões profundas. Com supervisão de montagem de Amir Haddad, o espetáculo desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização – corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência.

Sozinha no palco, Clarice Niskier está em contato direto com a plateia, sem fazer uso da chamada “quarta parede”. Para contar histórias e parábolas da tradição judaica, a atriz vale-se somente de uma cadeira panton preta e um grande pano preto que, concebido pela figurinista Kika Lopes, transforma-se em oito diferentes vestes – mantos, vestidos, burcas, véus. O espaço cênico concebido por Luis Martins é limpo e remete a um longo corredor em perspectiva.