Artes Visuais

Salvador Bahia Airport celebra bicentenário do 2 de Julho com exposição fotográfica

É Retratos de Dois de Julho, da fotógrafa Amanda Tropicana

Foto: Will Recarey
Amanda Tropicana

O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, celebra o bicentenário da Independência da Bahia apresentando a exposição "Retratos de Dois de Julho", da fotógrafa Amanda Tropicana. A mostra está na área pública do terminal de passageiros, entre o check-in e a praça de alimentação, até o dia 5 de agosto, e conta com uma seleção de fotografias que retratam o vigor e o orgulho do povo baiano durante o Cortejo Cívico que faz referência à batalha que ocorreu em 1823. Os passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária terão a oportunidade de aprender sobre as lutas pela independência da Bahia, que foi fundamental para o processo de emancipação do país. 

  A exposição destaca as celebrações e festividades do bicentenário e de anos anteriores, reunindo uma cuidadosa seleção de fotografias emblemáticas de Amanda que apresentam os personagens que fizeram parte da vitória do povo baiano sobre as tropas portuguesas. Cada imagem captura momentos de grande significado, evocando uma profunda conexão emocional com a Bahia. “As fotografias são uma janela para o passado, homenageando aqueles que lutaram pela independência da Bahia e transmitindo a força e a devoção do povo baiano”, afirma a fotógrafa. Ao visitar a exposição, as pessoas terão a oportunidade de refletir sobre a importância de preservar e valorizar as heranças históricas, sobretudo as tradições e lutas que ajudaram a moldar a nação.  

 A VINCI Airports, responsável pela gestão do Salvador Bahia Airport, possui um firme compromisso em valorizar o povo e a cultura local em todos os aeroportos que está presente. Através do apoio e incentivo a eventos culturais e iniciativas que preservam a memória e celebram as tradições regionais, a empresa reafirma sua responsabilidade em contribuir para o desenvolvimento social e cultural das localidades em que atua. 

Amanda Tropicana 

Fotógrafa profissional desde 2009, Amanda possui experiência nas áreas de fotojornalismo e fotografia documental com ênfase na cultura baiana. É integrante da coleção de fotojornalistas brasileiros do projeto “Testemunha Ocular” do Instituto Moreira Salles, recebeu o prêmio de 1º lugar no VIII Salão de Fotografia da Marinha do Brasil e possui obras permanentes no Memorial Pierre Verger da Fotografia Baiana. Também participou de mais de 30 exposições, dentre elas: as internacionais "The Fifth Annual Exposure Photography Award", no Museu doLouvre, Paris; "Scope International Conteporary Art Show", em Miami; "Olhares Afro Contemporâneos", em São Paulo (BRA), e "IBEJI ERÓ", em Salvador (BRA). Além das exposições, Amanda contribui para produções audiovisuais, como as séries "Santo" (Netflix Espanha) e "Samba de Santo" (Globoplay). Suas fotografias também foram publicadas em veículos renomados, como a National Geographic Brasil.