Com o objetivo de expandir a presença da FLIPELÔ em diversos estados brasileiros, o Instituto CCR, através da campanha “Viajando pelos Caminhos da Cultura”, está realizando a exposição itinerante “FLIPELÔ Edições”, que conta a história da Festa Literária Internacional do Pelourinho desde a sua criação, em 2017.
“A ideia é realmente romper barreiras e levar a realidade e a beleza da nossa Festa para outros espaços. A expectativa é conseguir encantar e levar as pessoas para o Pelourinho”, declara Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado. A primeira parada será no Museu das Favelas, no Palácio dos Campos Elíseos, em São Paulo, onde a mostra foi inaugurada no dia 15 e será encerrada em 21 de julho. A entrada é gratuita.
FLIPELÔ Edições
Até 21/07, das 09h às 17h (exceto segunda-feira)
Local: Museu das Favelas
Entrada: Rua Guaianases, nº 1024 – Campos Elíseos. São Paulo, SP – CEP 01.204-001
Museu das Favelas - O Museu das Favelas é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, sediado no Palácio dos Campos Elíseos, edifício tombado e localizado no centro da capital. Gerido pela organização social de cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, o Museu, que nasce de um processo colaborativo com pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas, é um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e potências criativas das favelas brasileiras. Aberto a todos os públicos, propõe uma viva programação cultural e educativa, exposições, Centro de Referência, Biblioteca e Centro de Empreendedorismo, além de um amplo espaço de convivência no jardim.
Tem como premissa máxima um trabalho de reparação social, por meio do protagonismo das pessoas de favela na gestão, na contratação de fornecedores, na criação de rupturas de narrativas, partindo da construção coletiva e compartilhada a ser constituída por meio do relacionamento com a vizinhança, do mapeamento constante de iniciativas que geram impacto social, cultural, econômico nas favelas, escuta ativa e visitas periódicas a espaços e organizações das favelas de São Paulo e do Brasil.