Moda

Natura investe em saboaria com ingredientes da biodiversidade brasileira

Com desenvolvimento e produção no Pará

Foto: Divulgação
Saboaria Natura

Elemento quase universal da família brasileira, a tradição dos sabonetes é um item atemporal nas casas do país. Não apenas utilizados no banho, eles estão nas gavetas de roupas, escondidos entre os casacos e no amigo secreto de fim de ano.

A Natura é uma das marcas mais presentes no imaginário brasileiro quando se trata de saboaria, a marca acompanha o indivíduo desde os primeiros dias de vida, com a linha Mamãe e Bebê, até a vida adulta, fazendo parte da rotina de autocuidado, com as linhas Tododia e Ekos.

Além da explosão de fragrâncias, os sabonetes da Natura são majoritariamente formulados com o objetivo de promover benefícios ao corpo, sem agredir a hidratação natural da pele e evitando o ressecamento.

“No nosso portfólio é possível encontrar os sabonetes em suas diversas formas: em barra, esfoliante, líquido e facial. As marcas de cuidados corporais são as mais conhecidas quando tratamos do assunto. Atualmente, Natura Tododia é a segunda marca de sabonetes mais vendida no Brasil e lançamentos sazonais acompanham o clima do país, trazendo ingredientes e fragrâncias condizentes com a época, como as linhas de verão e inverno”, comenta Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura Brasil. No portfólio de autocuidado da marca também é possível encontrar a linha Natura Ekos, que possuí bioativos naturais em todas as suas formulações. “Também temos marcas que já fazem parte da cultura brasileira há muito tempo, como Erva-Doce e Mamãe e Bebê. Suas fragrâncias suaves estão presentes há anos nas casas do país, desde os primeiros banhos do bebê ao sabonete para lavar as mãos diariamente”, reforça a executiva.

O vasto portfólio de saboaria não se restringe às marcas de cuidado corporal, como também se estendem para as linhas de perfumaria, oferecendo a experiência completa das linhas de fragrância lançadas, como já ocorreram com lançamentos das marcas Humor e Kaiak, trazendo para o ritual do banho o cheiro das fragrâncias.

A marca também tem focado seus esforços em trazer para conhecimento público os benefícios que a biodiversidade do país tem a oferecer, como a marca Natura Ekos, responsável pela maior utilização de bioativos brasileiros, aliando a tecnologia às pesquisas realizadas no Norte do país, principalmente na Amazônia.

Utilizando desde frutos mais tradicionais no dia a dia do brasileiro, como o maracujá e a castanha, que atuam respectivamente nos efeitos do estresse cutâneo e na nutrição das camadas mais profundas da pele, promovendo hidratação e suavidade, à ingredientes menos comuns na cosmética, como a andiroba e o tucumã, que promovem a recomposição da barreira cutânea e a estimulação da produção natural do ácido hialurônico respectivamente. Com isso, a marca busca despertar uma nova consciência de beleza que valoriza todos os tipos de vida e resgata a interdependência entre seres humanos e a natureza.

Além dos benefícios à pele, através da transformação da força bruta dos bioativos na delicadeza do cuidado dos biocosméticos da mais alta performance, toda a cadeia produtiva de saboaria da empresa contribui com a preservação e manutenção das florestas amazônicas brasileiras. Além de entender os principais benefícios dos ingredientes naturais, a marca também promove pesquisas de base para compreender a cultura local, para que a extração dos bioativos seja feita de forma responsável, privilegiando a agricultura familiar e utilizando os recursos renováveis de forma racional.

Todas as pesquisas e produções desaguam na cidade de Benevides, no estado do Pará, onde se localiza, desde 2014,  o Ecoparque, um centro tecnológico no meio da floresta, onde é desenvolvido 90% do portfólio de saboaria da marca e, também, promove a sustentabilidade social e ambiental como fio condutor de toda a cadeia de inovação.