Bahia / Educação

Universidade do Serviço Público tem 240 vagas para cursos grátis

A universidade é vinculada à Secretaria da Administração da Bahia

A Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb) está divulgando a sua agenda de atividades de capacitação do mês de julho. No total, a universidade – vinculada à Secretaria da Administração do Estado (Saeb), – está oferecendo gratuitamente ao funcionalismo público estadual 240 vagas em 10 diferentes cursos, que irão permitir a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades em áreas tão diferentes quanto oratória, destreza digital, gestão de conflitos, meditação, comunicação interpessoal no ambiente de trabalho e comunicação pacificadora, entre outras.

Os interessados já podem consultar a grade de treinamento e realizar a sua inscrição no canal Servidores do Portal RH Bahia (https://servidores.rhbahia.ba.gov.br/cursos). Com cargas horárias que variam de três a 40 horas, as capacitações com inscrições abertas para o mês de julho serão ministradas em sua maioria presencialmente ou de forma virtual, na modalidade síncrona, na qual o aluno precisa acompanhar a atividade ao mesmo tempo em que ela é conduzida pelo professor ou facilitador.

Para interessados em aprimorar conhecimentos na área de tecnologia da informação e comunicação, os destaques na agenda de março são os cursos presenciais Básico em Excel e Destreza Digital, que serão ministrados pelo mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, Izaak Candeias respectivamente, nos períodos de 24 a 28 de julho e de 31 de julho a 4 de agosto.

Para aqueles quiserem dar os primeiros passos na prática de meditação, a dica é o curso introdutório sobre o tema com a instrutora Ivone Miranda. Com carga horária de apenas seis horas, a atividade acontece nos dias 27 e 28 de julho. Já a “Autogestão do cuidado” será o tema de um curso de três horas a ser conduzido por Ana Cássia Baião de Miranda, no período de 5 a 10 de julho.

Mestre em Ciência da Informação e especialista da Psicologia Positiva Marivaldina Bulcão estará à frente do curso “Comunicação Pacificadora: Eu nos relacionamentos”, que tem carga horária de 20 horas, e será realizado virtualmente, de forma síncrona, no período de 25 a 28 de julho

Na grade de treinamentos, destaque ainda para o cursos de aprimoramento em Técnicas em Oratória (31 de julho a 4 de agosto, 7 e 8 de agosto), ministrado por Elaci Barbosa e Suzana Neri; Comunicação Interpessoal no Ambiente do Trabalho (10 a 14 de julho), com Angelita Passos e Gestão de Conflitos (24 a 26 de julho), com Maria Teresa Ramos.

O cronograma do mês de março inclui duas capacitações cujas inscrições, excepcionalmente, não são realizadas por meio do Portal RH Bahia. O curso básico de Formação de Instrutores, ministrado por Maria Teresa Ramos, tem sua turma formada por meio de indicações realizadas pelos gestores de instrutoria interna dos diferentes órgãos. Já o curso avançado de Formação de Instrutores, conduzido por Tânia Soledade é direcionado a instrutores já formados no curso básico que recebem um convite para participar de um processo seletivo.