Nordeste

Confira cuidados com alimentos consumidos nas festas juninas

Cartilha traz dicas de como escolher, armazenar e alertas de saúde

Foto: Pixaba/Creative Commons
O milho é uma importante fonte energético-protéica

Com a chegada dos festejos juninos, verifica-se um aumento no consumo de alimentos típicos desta época do ano, a exemplo do amendoim, licores e preparações derivadas do milho, mais presentes no comércio local.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária (Visa), lançou a cartilha "Cuidados com os alimentos do São João", com dicas de como escolher, armazenar e alertas de saúde.  

A cartilha contém informações sobre a importância da atenção nos locais da compra, orientações sobre os manipuladores de alimentos, cuidados na escolha, preparo e consumo de alimentos típicos como milho, amendoim, licores, coco e seus derivados, além de informações sobre rotulagem dos produtos, alergias alimentares e outras dicas e receitas.

-- Baixe a cartilha (em PDF) 

Conforme a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, a medida pretende contribuir para a proteção dos profissionais que manipulam os alimentos e os consumidores.

"A iniciativa da cartilha é parte da cultura adotada na saúde: conhecer para prevenir. Orientamos o público, através dos cursos de qualificação, visitas técnicas e divulgação de materiais educativos como esse, para que a população tenha conhecimento dos cuidados necessários para compra e consumo de alimentos típicos desta época do ano, minimizando os riscos à saúde", detalha.  

Observe, no local das compras:

-- Observe se o ambiente está limpo, organizado e sem presença de animais, insetos ou roedores.

-- A lixeira deve ter tampa e pedal, e estar distante dos alimentos.

-- É proibida a utilização de tecidos e de outros materiais porosos para forrar bancadas ou proteger
alimentos.

-- Os alimentos in natura não devem estar dispostos diretamente sobre o chão. Devem estar em estrados, prateleiras ou caixas plásticas

Observe quem está manipulando os alimentos

-- Proteção no cabelo - Boné, rede, touca, lenço.
-- Uniforme - Limpo e de cor clara
-- Mãos - Sem ferimentos; Sem anéis, relógios e pulseiras; Unhas curtas, limpas e sem esmalte.

-- O funcionário que manipula os alimentos não deve ser o mesmo que manipula o dinheiro.

-- Pia ou álcool em gel devem estar disponíveis para higinenização das mãos de funcionários e clientes.

Como escolher o milho

Milho in natura: Escolha espigas inteiras, com cascas íntegras, verdes, grãos firmes e sem pontos de bolor, mantidas em local fresco e seco, sem contato direto com o piso.

Milho cozido: Deve ser servido a temperatura >60ºC para evitar a contaminação por Bacillus cereus. A presença de vapor nos panelões pode indicar que a temperatura está adequada.

Milho assado: Prefira os que estiverem dourados e evite os de cor muito escurecida.

Alimentos derivados do milho

Preparações quentes devem ser mantidas bem aquecidas (observar presença de vapor), ou serem refrigeradas e aquecidas ao servir.

Bolos
-- Com cobertura: Consumir em até 24h
-- Sem cobertura: Consumir em até 72h

O milho é uma importante fonte energético-protéica, pois seus grãos são constituídos principalmente de carboidratos e a proteína representa cerca de 10% de sua composição.

Como escolher o amendoim

Amendoim in natura: Confira se as cascas estão íntegras, sem umidade evidente, que não estejam murchos ou mofados, com mal cheiro ou alteração de cor e que estejam mantidos em local sem contato direto com o piso.

Amendoim cozido: Não pode ter aspecto viscoso e deve ser mantido em temperatura acima de 60ºC. A presença de vapor pode indicar que a temperatura está adequada.

Amendoim industrializado: Conservar em local seco, escuro e fresco, de acordo com a recomendação do fabricante.

O armazenamento inadequado do amendoim pode aumentar o risco de desenvolvimento de fungos produtores de aflatoxina, uma substância que pode causar doenças.

Como escolher o coco

O coco seco não pode estar rachado, com umidade ou bolor. Deve ter um som estridente ao bater com o cabo de uma faca e ser ralado na hora, de preferência.

Conserve o coco fresco na geladeira.

Licor

-- Guarde a garrafa em pé, para evitar que o álcool evapore e a bebida acabe fermentando.

-- Guarde em local escuro, pois a luz pode acelerar a oxidação e alterar a cor e o sabor.

Atividades – A Visa tem intensificado as ações de fiscalização e trabalhos de educação em saúde nos 12 Distritos Sanitários (DS) de Salvador. Na tarde dessa segunda-feira (12), a equipe da do DS Brotas realizou ações educativas e de fiscalização na Feira do Ogunjá.

Nesta terça-feira (13), os comerciantes que atuam na área do DS Liberdade participarão do curso de Boas Práticas para Comercialização de Alimentos nas Festas Juninas, às 14h, no auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), localizado na rua do Queimado, 17, Liberdade.  

No local, também será montado um espaço para orientações sobre os procedimentos para obtenção ou renovação do alvará de saúde.