Artes Visuais

Altar homenagem de Rodrigo Guedes está aberto a visitação

No Santo Antônio Além do Carmo

Foto: Divulgação
Exposição homenagem altar Rodrigo Guedes

Já é tradição, e uma das mais bonitas realizadas por um morador do Santo Antônio Além do Carmo. O artista plástico Rodrigo Guedes abre sua casa na Rua Direita do Santo Antônio, 559, uma residência-memorial dedicada à devoção da sua família a Santo Antônio, e monta, todos os anos no mês de junho, uma exposição/homenagem em forma de altar.

Em 2023 o tema é “Irmão protetor, sois dos brasileiros”, um trecho do hino de Santo Antônio que busca enaltecer o Brasil, celebrando a fé do jeito que o povo gosta, revela Rodrigo. E todo ano também tem um  homenageado e o escolhido deste ano é São Jorge, “por ser o ano 23 dedicado a ele, coincidindo com sua data festiva: 23 de abril”, completa o artista.

Tríduo – A exposição já está aberta ao público, mas no dia 11 começa o Tríduo de Santo Antônio, com a participação  especial do professor Juraci Tavares, apresentação do Coral do Mosteiro de São de São Bento, às 18h e Procissão de Abertura às 19h, onde andor do santo homenageado do ano (São Jorge) vai ao encontro de Santo Antônio, formando um belo cortejo no entorno da casa. A noite se encerra com a reza.  

Dias 12 e 13 novamente será realizada a reza para Santo Antônio, mas a partir das 19h30. Não é cobrada nenhuma taxa de visitação, mas há uma urna para quem quiser fazer ofertas espontâneas para ajudar na manutenção do espaço. Todos os visitantes recebem o tradicional pãozinho de Santo Antônio, “aquele que é colocamos na farinheira para que nunca nos falte o alimento em nossa casa”, afirma Rodrigo. O altar segue exposto durante o ano todo aberto a visitação, mas somente durante os finais de semana.

Devoção familiar - Rodrigo Guedes herdou a devoção de suas duas avós, Elza Guedes (avó paterna, falecida no dia de Santo Antônio de 2015) e Maria do Socorro (avó materna, dona da casa na é feita a reza). As duas eram moradoras do Santo Antônio Além do Carmo, devotas e mantinham esta tradição em suas respectivas casas, desde meninas. “Em 2007, por intuição ou chamado do santo, eu resgato essa tradição, assim como as memórias dedicadas a Santo Antônio e das rezas feitas em casa”, conta Rodrigo, que confecciona o altar, que é todo feito em papel e papelão. A obra de arte mede aproximadamente cinco metros de altura, ficando exposta na sala principal da casa, valorizando o trabalho manual e a essência dos antigos altares feitos em casa.

O fato é que essa devoção de origem familiar a Santo Antônio tornou-se pública. “Para que estas memórias afetivas não caíssem no esquecimento. O nosso diferencial, além da reza ser aberta ao público, é que ela é tocada no ritmo do ijexá, valorizando a nossa ancestralidade através dos instrumentos de ataques e agogô”, conclui o artista.

11/06 - Domingo
-- Tríduo de Santo Antônio por Rodrigo Guedes - 18h
-- Apresentação do Coral do Mosteiro de São de São Bento - 18h
-- Saída da Procissão - 19h 

12/06 - Segunda
-- Tríduo de Santo Antônio por Rodrigo Guedes - 18h

13/06 - Terça
-- Tríduo de Santo Antônio por Rodrigo Guedes - 18h