Interessados em participar do certame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, têm até o dia 16 de junho para fazer o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.
O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês. Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.
A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) traz também critérios para correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.
Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.
Aulões do Enem
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia inicia, neste sábado (3), a série de aulões com o foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Neste primeiro momento, a ação intitulada “Se ligue estudante – sábado é dia de aulão” abrangerá os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática e deverá alcançar cinco mil estudantes concluintes do 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional, com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes.
O aulão acontecerá das 8h às 12h, simultaneamente, em 13 unidades escolares da rede estadual em Salvador e nos municípios de Teixeira de Freitas, Irecê, Juazeiro, Itaberaba e Eunápolis. Em Salvador, será realizado um ato simbólico, às 9h, no Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe, com a presença da secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro.
Também devem participar a reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori, e os professores monitores do Programa Universidade para Todos (UPT), que irão ministrar o aulão de forma descontraída, interativa, participativa e interdisciplinar. A partir do segundo semestre, os aulões do ENEM aos sábados serão intensificados nas escolas estaduais.
Salvador
-- Colégio Estadual Barros Barreto (Paripe)
-- Colégio Estadual Governador Roberto Santos (Cabula)
-- Colégio Estadual Raphael Serravalle (Pituba)
-- Colégio Estadual Presidente Costa e Silva (Ribeira)
-- Colégio Estadual da Bahia Central (Centro)
-- Colégio Estadual Duque de Caxias (Liberdade)
-- Colégio Estadual Cleriston Andrade (Suburbana Escada)
-- Colégio Estadual Edvaldo Brandao Correia (Cajazeiras IV)
Irecê
-- Colégio Professor Jorge Rodrigues dos Santos (antigo Colégio Modelo)
Teixeira de Freitas
-- Colégio Estadual Democratico Ruy Barbosa
Eunápolis
-- Complexo Integrado de Educação de Eunápolis (antigo Armando Ribeiro Carneiro)
Juazeiro
-- Colégio Modelo
Itaberaba
-- Colégio Modelo
Lista de espera do Fies
Termina nesta sexta-feira (2) o prazo para a convocação de candidatos selecionados na lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Por solicitação de estudantes interessados em financiar seus estudos, o Ministério da Educação (MEC) já havia prorrogado o prazo inicial da convocação, que se encerraria em 18 de maio.
O candidato é pré-selecionado na lista de espera do Fies quando a vaga que já havia sido destinada para outro candidato, durante convocações anteriores, volta para o sistema por não ter sido ocupada. Essa mesma vaga é ofertada para o próximo estudante da lista, de acordo com a ordem de classificação.
Em 2023, o Fies oferece 112.168 vagas. O programa concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas. Desde 2018, o Fies oferece juro zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Pode se inscrever o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota superior a zero na redação. Também é necessário ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Encceja
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 terminam nesta sexta-feira. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social. Interessados devem se inscrever pelo Sistema Encceja.
A participação é voluntária e gratuita para quem não faltou à última edição. Podem se inscrever jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino – desde que tenham, no mínimo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio na data de realização do exame.
O participante que faltou à prova para a qual se inscreveu na edição 2022 e não justificou sua ausência ou teve a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) no valor de R$ 40 caso queira participar este ano. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, gerado no sistema de inscrição.
Ao se inscrever, o participante deve indicar a unidade da federação e o município onde deseja fazer as provas, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação (fundamental ou médio) e as áreas de conhecimento em que quer ser avaliado. As provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, serão aplicadas no dia 27 de agosto.
Este ano, o exame conta com novidades como inclusão da opção de cartão-resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual e correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista. Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.