Moda

Marca baiana Meninos Rei desfila na SPFW

E faz sucesso com a coleção Pop Ancestral

Foto: Ze Takahashi / @agfotosite
Astrid Fontenelle e seu filho Gabriel Fontenelle

A cidade de São Paulo testemunhou uma noite de pura magia e ancestralidade quando a marca baiana Meninos Rei apresentou seu desfile na 55ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW). Com uma proposta inspirada no afrofuturismo, a MR transportou o público em uma jornada única, conectando o passado, o presente e o futuro em uma celebração da rica herança africana.

No Komplexo Tempo, local escolhido para o evento, os irmãos Céu e Júnior Rocha, brilharam ao exibir uma coleção que exalta a matriz afrobrasileira e rende homenagem aos ancestrais. Sob o tema ‘Pop Ancestral’, os baianos do Subúrbio Ferroviário de Salvador ultrapassaram as fronteiras da moda convencional.

Unindo a elegância e a sofisticação do afrofuturismo com uma fusão de estilos vintage e contemporânea, a marca exibiu uma variedade de peças versáteis. "Nós estamos aqui para liderar, quebrar barreiras e reafirmar nossa identidade cultural. O tempo avança, as tecnologias se desenvolvem, mas a essência de nossa ancestralidade permanece inalterada. Queremos mostrar que o pop é ancestral", afirmou Céu Rocha.

A abertura do desfile ficou por conta de Larissa Luz, com um look composto por uma sobreposição bufante, uma das assinaturas mais famosas da MR, a cantora interpretou a música “ A carne”, de Elza Soares.

Os meninos dominaram a passarela com uma explosão de cores inusitadas. A combinação do animal print de onça com estampas étnicas vibrantes, grafismos e geometrias, resultou em uma composição visual marcante. A alfaiataria foi reinterpretada com recortes assimétricos e volumetria, adicionando sensualidade e contemporaneidade. As estampas étnicas se mesclaram harmoniosamente, criando um contraste visual impactante.

“É uma honra fazer parte de tudo isso, cada edição, cada momento, é tudo muito mágico. E ver a nossa moda alcançando grandes movimentos nos fortalece cada vez mais. Nessa edição, viemos inspirados pelo movimento afrofuturista, fundindo nossas tradições ancestrais com elementos futuristas para realizar a coleção Pop Ancestral. Trouxemos tecidos confortáveis que deram vida às criações, proporcionando movimento e fluidez e com uma paleta que faz parte do nosso DNA”, ressalta Júnior Rocha.

Nessa edição, também foi apresentada a nova estampa inspirada nas referências ancestrais de Céu e Junior. O trabalho foi executado exclusivamente pelo pelo ilustrador baiano Leonardo Barbosa. E para dar vida ao novo design e look exclusivos, nomes como o da apresentadora Astrid Fontenelle e seu filho Gabriel Fontenelle, a cantora Márvila e o jornalista e apresentador Manoel Soares desfilaram looks que trouxeram a diversidade de corpos, oferecendo conforto e autenticidade em cada peça.

Quem também fez parte desse grande momento junto com a Meninos Rei foi a Kenner. A marca de sandálias premium levou sua sandália Rakka Siren, desenvolvida em parceria com a CZO Artifacts Cartel 011, e inspirada nas ‘fisherman sandals’ com detalhes utilitários para compor os looks do desfile. O modelo expressa as tendências da moda contemporânea e streetwear com a tecnologia calçadista de ponta e a pluralidade cultural intrínseca à Kenner, que se somou ao Pop Ancestral da Meninos Rei.

“Nossa parceria com a Meninos Rei surgiu do encontro de energias ancestrais que convergiram para o que vimos na passarela: o fit perfeito entre o design único da Kenner caracterizando o contemporâneo e a nova coleção da MR com uma explosão de cores e autenticidade conversando com o futurismo”, conta Marianna Rodrigues, responsável pela Estratégia de Marca PR da Kenner.

Com uma superequipe de parceiros, a trilha sonora levou a assinatura do DJ Telefunksoul; acessórios de moda ficarão por conta do designer Carlos Penna; stylist, Patrícia Rosendo; áudio visual, Gui Masca; maquiagem Ju Coelho; hair stylist, Roni Modesto/Aveda; assessoria jurídica, Alain Amorim; camareira, Edna Fashion; direção de casting, Carlos Cruz; diretor de desfile, Ed Benini; produção, Patrícia Rosendo/ Mateus Arnaldo; produção executiva, Amanda Nery e Fernanda Pinto Souza; designer gráfico, Edu Rocha; Meias, Casa das Kapulanas; Costureira/ modelista, Vera Monteiro, Silvia Mendes, Jace e Íris ateliê; Costureira SP Backstage, Marcia Alves.

“Pop Ancestral" foi um tributo à beleza e à força da ancestralidade negra, e uma celebração do seu lugar na contemporaneidade. A nova coleção da marca MR estará disponível em breve para venda, no site da marca.

Concepção e criação: Céu e Júnior Rocha.
Direção artística : Céu e Júnior Rocha.
Diretor de casting: Carlos Cruz
Diretor de desfile: Ed Benini
Produção: Patrícia Rosendo/ Mateus Arnaldo/ Yuri Sant’anna
Produção executiva: Amanda Nery / Fernanda Pinto Souza
Áudio visual: Gui Masca
Designer gráfico: Edu Rocha
Trilha sonora: Telefunksol
Ilustrador estampa MR: Leonardo Barbosa.
Make: Ju Coelho / Mariana Brito
Hair stylist: Roni Modesto/ Aveda / Laces Lady Laces
Acessórios de Moda: Carlos Penna
Calçados: Kenner
Meias: Casas das Kapulanas
Catering: Mandala Buffet e Eventos
Costureira/ modelista:Vera Monteiro, Silvia Mendes, Jace e Íris ateliê
Costureira SP Backstage: Marcia Alves
Camareira: Edna Fashion