Mundo

Arqueólogos acham mais 3 vítimas da erupção que destruiu Pompeia

Os corpos seriam de duas mulheres e de um menino de três ou quatro anos

Arqueólogos italianos descobriram os restos mortais de mais três vítimas da erupção do vulcão Vesúvio que devastou a antiga cidade romana de Pompeia no ano 79 depois de Cristo.

Os corpos seriam de duas mulheres e de um menino de três ou quatro anos que teriam procurado proteção em um local de produção de pães.

Os restos mortais foram achados durante escavações em uma área conhecida como Regio IX, na parte central do sítio arqueológico de Pompeia, e estavam soterrados pelo teto da panificadora.

"É um aperto no coração, até porque é provável que eles não tenham sido mortos pelos efeitos da erupção, mas sim pelos terremotos que anunciaram a erupção", disse o ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano.

Também foram encontradas duas paredes cobertas de afrescos com cenas mitológicas, como as histórias de amor entre Apolo e Dafne e Poseidon e Amimone.

"Essas contínuas descobertas nos mostram o quanto ainda há para ser revelado em Pompeia", acrescentou Sangiuliano.

Há algumas semanas, arqueólogos já haviam anunciado a descoberta em Pompeia de dois corpos que indicavam a ocorrência de um terremoto associado à erupção do Vesúvio.

Naquela ocasião, os esqueletos foram encontrados durante escavações na Casa dos Amantes Castos, abaixo dos escombros de paredes derrubadas pelo abalo sísmico.

Os dados das primeiras análises apontam que os dois indivíduos - ambos homens e na faixa dos 55 anos - provavelmente morreram em função de múltiplos traumatismos provocados pelo desabamento de parte da residência.