Artes Visuais

Salvador Bahia Airport recebe exposição Okàn - Coração de Mãe

Em celebração ao mês das Mães

Foto: Divulgação
Exposição

O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, recebe a exposição "?kàn - Coração de Mãe", do artista baiano Jefferson Mendonça, a partir do dia 18 de maio em comemoração ao Mês das Mães. A mostra, que será aberta às 13h com um pocket show de Dandê Azevedo, terá a presença do artista plástico e contará com as reproduções das seis obras que retratam os corações das Iabás, orixás que também são mães de outros orixás: Nanã, Oxum, Yemanjá, Ewá, Obá e Oyá. 

A exposição tem curadoria de Suzana Coelho, e traz a poética visual de Jefferson Mendonça, que utiliza a técnica de aquarela e pontilhismo em suas obras, além da aplicação de folhas de ouro, prata e cobre na superfície das pinturas. O acesso à exposição será gratuito e estará disponível para os passageiros que forem embarcar e para a comunidade aeroportuária. 

Os corações aquarelados das Iabás trazem nas suas cores e símbolos os elementos identitários das figuras mitológicas da cultura de matriz africana, que inspiram a humanidade com seus lindos itans (relatos míticos) e evidenciam também traços da sua personalidade e maternidade. “A exposição faz alusão à nossa ancestralidade e traz peças que contam as histórias dessas mães, muitas vezes excluídas da história por conta do racismo e da intolerância religiosa. Visa ainda apresentar um novo olhar sobre a maternidade, desconstruindo padrões comerciais existentes, além de ampliar o olhar acerca da diversidade e da inclusão social”, explica Jefferson Mendonça 

Daniela Franco, gerente de Comunicação da VINCI Airports no Brasil, enfatiza que a ação busca destacar à riqueza cultural e a diversidade religiosa que representam a cidade de Salvador e o estado da Bahia. “Por isso, nos comprometemos a fomentar e valorizar essa diversidade em todas as nossas iniciativas e eventos. Queremos que os nossos passageiros e visitantes sintam-se acolhidos e imersos na cultura local, vivenciando as tradições e religiões que fazem parte da nossa história e identidade”, completa. 

Jefferson Mendonça - lustrador baiano que tem 34 anos e uma profunda conexão com a sua ancestralidade e a cultura de matriz africana, especialmente na cultura do candomblé. Sua linguagem visual distintiva é marcada pela delicadeza e fluidez da técnica da aquarela e pela textura e profundidade do pontilhismo. Com formação acadêmica em Design e Letras, as artes sempre foram sua verdadeira paixão e ele explora sua criatividade e expressão artística desde criança. Suas obras são uma celebração da diversidade e um convite para explorar e cultivar as raízes ancestrais. 

Dandê Azevedo - É um artista multifacetado, professor de música e modelo nascido em Salvador. Ele estudou música pelo NEOJIBA e recebeu masterclasses de canto lírico e jazz, além de ter monitorias de regência e canto coral. Atualmente é aluno de canto do barítono Carlos Henrique. Sua carreira de cantor começou no Colégio da Polícia Militar e desde então ele realizou diversas apresentações em projetos como NEOJIBA e Núcleo de Ópera da Bahia, além de shows em bares e eventos. Dandê também atua na produção artística e foi assistente da produção artística do evento Salvador Capital Afro.