Moda

Centro Universitário cria metodologia para curso de Upclycling

Oferecido pelo Instituto Baccarelli e patrocinado pela Marisa

Foto: Divulgação
Curso

O Centro Universitário Belas Artes, que oferece um dos mais conceituados cursos de moda do país, será responsável pela metodologia do curso de formação Upcycling: Curso de Moda Criativa  com foco no processo de reutilização sustentável de materiais para produção de novos artigos , voltada para moradores das comunidades com idade a partir de 16 anos, atendidas por 3 unidades dos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli (São Pedro / José Bonifácio, Carrão / Tatuapé e Parque Novo Mundo), a partir do mês de maio.

O projeto tem como objetivo ensinar conceitos de moda sustentável, capacitar os participantes em metodologias de design, processos criativos de moda, técnicas de reutilização (upcycling), modelagem e costura. O curso atenderá 225 pessoas em sua primeira fase, e visa potencializar a inclusão social e o empreendedorismo, bem como criar espaços de negócios sustentáveis ? temas importantes para o Instituto Baccarelli, o Centro Universitário Belas Artes e a Marisa.

Ao longo do curso que tem duração prevista para nove meses, cinco objetivos específicos serão perseguidos: sensibilizar o público-alvo em temas-chave da iniciativa, como sustentabilidade e profissionalização; compreender as necessidades e a vocação particular de cada grupo atendido e seus territórios; ensinar os temas de sustentabilidade, moda, identidade, processos criativos, corte costura e design; transformar os insumos em novos produtos - aumentando a vida útil do mesmo-   e empreender, capacitando os participantes em temas como construção de marca, vendas e negócios.

“Este curso oferece aos alunos oportunidades para desenvolver ideias de design por meio de exploração de técnicas de criação e métodos criados e certificados pelo Curso de Design de Moda da Belas Artes, que fazem parte dos processos de aprendizagem dos alunos do curso. Meu entusiasmo e dedicação, quando a convite da gerente de cultura Priscila Melo, para ajudá-la na criação deste projeto, vem da certeza da construção de um caminho que ajudará muitas pessoas a descobrir seus talentos criativos, ampliar o seu conhecimento e aplicar as suas habilidades para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Envolver os alunos e professores da Belas Artes neste projeto coletivo de Design Criativo, com a utilização de práticas sustentáveis, afirma nosso compromisso com a excelência, a inovação e a criatividade que fazem parte da missão da instituição. Estou muito grata e feliz por fazer parte deste movimento para uma moda mais responsável, por meio da Economia Circular. Foi um encontro muito feliz e profícuo, que resultou na Co-Criação deste projeto”.  Valeska Fonseca Nakad - Desenvolvedora do curso, designer e diretora criativa de design estratégico da Universidade Belas Artes de SP.

Patrocinadora da iniciativa, a Marisa vai fornecer 12 mil peças de insumo para os cursos, além de custear profissionais, equipamentos, materiais de aula, participar de palestras e ofertar oficinas de estilo. As doações provêm de peças que não estavam em perfeito estado para venda e endossa o pilar social e sustentável da rede, que desde 2021, busca por iniciativas mais humanas e harmoniosas com a natureza. "A Marisa é uma das marcas que mais entende a mulher brasileira e que valoriza o empreendedorismo feminino e a sustentabilidade da moda. Acreditamos que a moda pode e deve ser sempre reaproveitada, reciclada, repensada, revisitada e com iniciativas como essa, podemos apoiar e contribuir para o desenvolvimento das mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ressignificar peças que seriam descartadas é um uma das importantes frentes que estamos em constante desenvolvimento e faz parte de em um dos nossos pilares de circular fashion na nossa estratégia de sustentabilidade", comenta Nivea Pizzolito, coordenadora de sustentabilidade da companhia.

As inscrições são realizadas diretamente na secretaria de cada unidade e, em casos de turmas já preenchidas, é possível se cadastrar em filas de espera para eventuais novas vagas. As classes serão compostas por até 15 alunos, e as aulas acontecem em turmas de segunda e quarta; terça e quinta; e aos sábados. No dia 16 de maio, às 17h, acontece uma aula inaugural no CEU Carrão / Tatuapé, com representantes da Marisa e do Centro Universitário Belas Artes; os CEUs São Pedro / José Bonifácio e Parque Novo Mundo realizam palestras de abertura dos cursos nos dias 18 e 19 de maio, respectivamente, também às 17h.

Como projeto final, será desenvolvido peças de vestuário que envolvem a seleção de peças, desconstrução e construção, seguindo os procedimentos dos escritórios de desenvolvimento de produto de moda. Ao final do semestre, haverá ainda um desfile para exibição das peças criadas, e todos os participantes que cumprirem com a carga horária mínima receberão certificados emitidos pelo Centro Universitário Belas Artes.