Moda

Mercado Livre aponta as tendências para o Dia das Mães 2023

Cosméticos e itens de moda para o inverno apresentam crescimento nas buscas

Foto: Irina Gromovataya por Pixabay
Moda

Com a aproximação do Dia das Mães, consumidores e varejistas já começam os preparativos para a data. Um estudo feito pelo Mercado Livre, líder em e-commerce na América Latina, mostrou que 60% dos consumidores começaram a visitar a plataforma com três semanas de antecedência no ano anterior. Em 2023, a movimentação, influenciada pela força da data no setor varejista, é refletida em um crescimento de buscas significativo no e-commerce. O Mercado Livre realizou um levantamento que aponta tendências e preferências de compras para a ocasião. 

De acordo com o estudo, itens de beleza, cuidados pessoais, moda e eletrônicos se destacam nas buscas dos consumidores,  apresentando um aumento significativo de procura no período. 

Na categoria de moda, percebe-se um impacto sazonal grande no momento da escolha. A chegada do outono e a queda nas temperaturas em boa parte do país influenciam nas buscas, em que se destacam peças de inverno, por exemplo. Analisando o mês de abril em comparação a março deste ano, a pesquisa por blusa de lã cresceu 595%.

No mesmo período, as buscas por poncho aumentaram 438%, seguidas por blusa de tricô (+335%) e blazer feminino (+81%). Outros produtos que registraram aumentos significativos nas buscas foram  bota e botas femininas, com um crescimento de 80%. A busca por tênis feminino também apresentou um crescimento no período (+24%).

Já em beleza e cuidados pessoais, uma tendência chama a atenção: perfume para cabelo cresceu 55% nas buscas desde o início de abril deste ano e é um dos cosméticos em destaque, seguido de paleta de maquiagem (+42%), batom matte (+40%) e perfume (+24%).

Itens eletrônicos também costumam ter a preferência dos consumidores durante a data. Isso já se reflete no crescimento de vendas em alguns produtos que são carros chefe em datas presenteáveis, como notebook (+49%), fone de ouvido (+41%) e smartphones (+16%). Olhando para eletroportáteis, airfryer ganha destaque, com um crescimento nas vendas de 73%. Os dados são do mês de abril em comparação com o mesmo mês do ano anterior.