Os cirurgiões do Centro de Urologia do Hospital Português (HP), os médicos Maurício Fucs e Paulo Furtado, irão receber o médico paranaense Thiago Hota, para coordenarem pela primeira vez na capital baiana, o curso “Salvador Sem Sonda”, nos dias 8 e 9 de maio.
O convidado é um dos pioneiros no país no uso do método Thulium Laser Enucleation (ThuLEP), considerado o mais avançado tratamento para o crescimento benigno da próstata.
No curso, os especialistas irão demonstrar para a comunidade médica os avanços nos procedimentos de enucleação prostática a laser com o equipamento Thulium Fiber Laser, disponível no parque tecnológico do HP.
A hiperplasia prostática benigna afeta cerca de 50% dos homens acima de 50 anos de idade e pode inclusive provocar retenção urinária em situações mais graves, sendo necessário o uso de sonda na bexiga nesses casos.
Com a inovação, o HP proporciona aos pacientes e cirurgiões urológicos uma alternativa terapêutica menos invasiva, moderna e mais segura, com eficácia muito superior ao método convencional, através de intervenções sem cortes abdominais e livres de sangramentos; menor tempo cirúrgico; alta hospitalar em até 24 horas; recuperação mais rápida; retirada da sonda no primeiro dia após a cirurgia; baixo risco de reaparecimento dos sintomas e possibilidade de tratar próstatas de qualquer tamanho.
