Artes Visuais / Livros

Edição especial do Festiva reúne artistas baianos e de outros estados

No Ativa Atelier Livre, com palestra, lançamentos de livros, roda de bordado, exposição, entre outras atividades

Foto: Hugo Martins
Adriano Machado

Festival de arte, design e gastronomia, o Festiva acontece em edição especial no próximo domingo, dia 7 de maio, a partir das 16 horas, no Ativa Atelier Livre, no Rio Vermelho.

Com entrada gratuita, o evento tem em sua programação, entre outras atividades, um bate-papo com o artista visual Adriano Machado (Bahia); lançamentos de duas publicações –  O livro circula: as forças intensivas na arte, de Cristina Pescuma (São Paulo), e Vazante Crescente de Ana Flávia Baldisserotto e Maria Helena Bernardes (ambas do Rio Grande do Sul); e roda de bordado do coletivo No coração da agulha.

O Festiva acontece em sua terceira edição como conclusão das ações da premiação do Edital Setorial de Artes, iniciativa que tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. “O Festiva busca desenvolver redes criativas e sustentáveis entre artistas baianos e de fora. A nossa proposta é fomentar potencialidades”, explica a coordenadora do Ativa Atelier Livre, Lanussi Pasquali.

Uma das atividades do Festiva será o COMA - Encontro com a arte contemporânea, às 18 horas. O convidado desta edição é o artista visual baiano Adriano Machado. Sua mãe, Edna Conceição, participará do projeto com a preparação de uma “comida afetiva”.

Doutorando em Artes Visuais pela Ufba, Adriano desenvolve projetos artísticos em fotografia, vídeo e objetos que buscam discutir questões de identidade, território, memória, ficção e silêncio. Participou da Bienal de Dakar 2022 (Senegal), do 31º Programa de Exposições CCSP (2021) e do Valongo Festival Internacional da Imagem (Santos/SP, 2019). Indicado ao Prêmio PIPA 2021, recebeu o Prêmio-aquisição no Circuito de Arte latino-americano (2022) e Salões de Artes Visuais da Bahia (2013). Acaba de voltar de residência artística no Latitude Chicago (Estados Unidos). 

O Festiva traz ainda a roda de bordado livre e escuta com o coletivo No coração da agulha, projeto que propõe o bordado como prática coletiva. Formado por aproximadamente 50 mulheres, o coletivo promove, desde 2013, rodas presenciais e virtuais.

A atividade será coordenada por Ana Flávia Baldisserotto, artista gaúcha, professora e criadora da banca de escambo e escuta Carroça de Histórias Ambulantes, projeto em funcionamento desde 2006, em Porto Alegre, e que deu origem ao podcast RadioCarroça. Ana Flávia também lançará no Festiva o livro Vazante Crescente, produzido junto com a artista Maria Helena Bernardes.

Já a paulistana Cristina Pescuma vai lançar a publicação O livro circular: as forças intensivas na arte, resultado de curso que aborda a arte como um simulacro, “a mais alta potência do falso”, viva, movente, política e polissêmica. 

Cristina cursou história na Universidade de São Paulo (USP) e tem se dedicado a escrever contos e textos teóricos, e a fazer estudos independentes de história da arte a partir de conceitos do Pensamento da Diferença. 

O Festiva inclui ainda uma feira gastronômica, com acarajés de Patrícia Marques e doces de Mica’s Lanches; mostra de pôsteres, cadernos e livros da editora A Margem Press; flash day do coletivo de tatuadores Studio Desavesso; e também visita guiada da exposição Negociações com a impermanência do artista João Munhoz, aberta na A Galeria do Ativa Atelier Livre. 

Programação 

7 de maio, a partir das 16 horas, no Ativa Atelier Livre

-- Patrícia Marques é convidada para montar seu tradicional tabuleiro de acarajé

-- Mica´s Lanches levará docinhos para o Festiva

-- A Margem Press - editora independente que vai expor pôsteres, cadernos e livros 

-- Studio Desavesso - coletivo de tatuadores vai fazer flash day

-- Lançamentos: O livro circula: as forças intensivas na arte, de Cristina Pescuma -  Vazante Crescente, de Ana Flávia Baldisserotto e Maria Helena Bernardes

-- Visita guiada pelo artista João Munhoz em sua exposição Negociações com a impermanência

-- Roda de bordado livre e escuta com o coletivo No coração da agulha com a artista residente Ana Flávia Baldisserotto

-- COMA: encontros com a arte contemporânea com Adriana Machado e cozinha afetiva de sua mãe, Edna Conceição